8 dicas para as crianças com medo do escuro
De uma maneira geral, crianças tem medo de escuro. Separamos algumas dias para ajudar os país nessa tarefa complicada.
De uma maneira geral, as crianças tem medo de escuro, por isso, separamos algumas dias para ajudar os país nessa tarefa complicada. 8 Dicas infalíveis para as crianças sujeitas ao medo de ficar sozinhas no escuro, possam melhorar isso e não levar para a vida adulta.
O medo da escuridão é bastante comum nos humanos, seja adultos ou crianças sofrem com isso em diversas fases da vida. Além disso, o medo faz parte do desenvolvimento das crianças.
Mas, temos algumas soluções para melhorar o medo do escuro infantil, veja a seguir.
Como os pais podem ajudar as crianças com medo do escuro?
O trabalho dos pais, embora pareça complicado, é ajudar as crianças de forma simples, a canalizar os medos e conseguir superá-los. Com nosso artigo, oferecemos 8 dicas para ajudar as crianças que têm medo da escuro a vencer essa etapa da vida.
Alternativas que ajudarão, pais e filhos em situação de medo. Isso poderá prepará-los para os enfrentamentos da vida adulta através do crescimento. As fobias, geralmente, atingem crianças ao nascem e se estendem a vida adulta, quando não tratados.
No entanto, o momentos de cuidar do medo de escuro é agora. Os pais devem aprender a lidar com esse problema e não errar na hora que seu filho tem a crise.
Vamos as dicas?
Dicas para crianças com medo do escuro
1. Ambiente do quarto com aspecto feliz
O design do quarto pode favorecer e diminuir o medo de escuro que a criança tem. O melhor a fazer é aplicar ao quarto um ambiente agradável. É importante ter instalação com atividades metódicas e jogos, pois, isso pode ajudar os pequenos a superar esse medo da escuridão.
Atividades divertidas em que as crianças gostem de brincar para se sentirem seguras no ambiente que a noite parece hostil. Faça brincadeiras no escuro com as crianças, para aliviar o medo delas. Desenhos a mãos, podem ser uma opção ótima para o ambiente do quarto.
É uma alternativa que ajudará a criança a superar esse medo de escuro que ela adquiriu.
Leia também: Coordenação motora da criança: Atividades para estimular
2. Crianças com medo de escuro e a iluminação
Usar uma pequena lâmpada, mesmo que com luz mais fraca, pode ser uma opção boa para conseguir encorajar as crianças com medo de escuro. Ajuste a luz no quarto ou berçário para criar um ambiente de paz.
Todavia, o medo permanecerá, mas com o tempo, mesmo que lento, você percebera que ela se acostumará com o quarto a noite. Deixe gradativamente a luz cada vez mais fraca, até que consiga apagar completamente.
3. Não alimente o medo
Existem algumas crianças que gritam para chamar a atenção, mas acender a luz não é a solução para o medo do escuro. Para ajudá-las você precisará acalmá-las sem acender a luz por completo. Então, fique com a criança no escuro, até que ela se acalme.
Os pais costumam ascender a luz logo que a criança começa a chorar, mas isso só aumenta a certeza que o medo é de algo real. A fobia quando o quarto está escuro é constante, mas a criança deve se acostumar e se sentir bem na escuridão.
4. Converse com a criança
A comunicação de você com a criança será sua aliada para ajudar seu filho com medo do escuro. Então, converse com ela, isso pode o ajudar a entender que o quarto é um lugar para viver em segurança.
Desta forma, ele vai compreender que não precisa ter medo, que você esta ali e que medo do escuro é somente uma fase. Primeiramente, fale sobre os assuntos que geralmente geram o medo.
Questione quais e porque aqueles ambientes dá medo quando estão no escuro. Debaixo da cama, armário ou corredores. Mostre que são lugares totalmente seguros, assim vai desmunir a tensão e o medo.
5. Contar histórias para diminuir o medo
Contar histórias para criança com situação hipotética de segurança no escuro, em contrapartida do medo é uma maneira de ajudar ele a superar. Com isso você pode ganhar ele mais facilmente.
6. Não tire sarro da situação
Embora possa parecer bobo, dar risada ou tirar sarro da situação de medo do escuro que a criança tem, pode prejudicar o processo. No entanto, alguns pais involuntariamente riem da situações de fobia, mas isso não é bom.
Fazer chacota sobre essa situação só empobrece o processo de medo, sendo assim a criança não deixa o medo tão facilmente, mas ele tende a aumentar.
7. Não mude a criança de ambiente
Como citamos lá em cima, mudar o ambiente e deixá-lo mais alegre, é ótimo. Mas melhor evitar que a criança passe por mudança, pelo menos até que o medo seja superado.
Leia também: Desenvolvimento físico da criança: Importância da Monitorização
8. Brincadeiras e músicas
A música é uma ótima opção para superar qualquer medo, principalmente nos adolescentes. Deixe algo que possa tocar músicas suaves e gostosas de ouvir fazer no quarto, esta é uma boa opção.
Músicas que acalmam e relaxam podem ajudar as crianças a se acalmarem e dormir. Lembre-se de desligar o instrumento, logo após a criança pegar no sono.
Todos essa dicas são ótimos e ajudam as crianças a superar o medo do escuro. Porém, o mais importante é ajuda que os familiares irão dar a eles.
E lembre-se que todos os membros da família devem ajudar nisso. Ter medo não é uma brincadeira, ou frescura da criança, é algo sério e que precisa ser assistido.
Gostou? Caso tenha alguma dica diferente, compartilhe nos comentários.