Aleitamento materno: quais benefícios e importância?

O aleitamento materno é considerado um dos atos mais importantes que uma mãe pode realizar para garantir a saúde e o bem-estar de seu bebê. Além de fornecer nutrientes essenciais para o bebê, o aleitamento materno também tem um papel fundamental na construção de laços emocionais entre mãe e filho.

Um dos principais benefícios do aleitamento materno é a presença de anticorpos na natureza que protegem o bebê contra infecções e doenças. Assim, o leite materno contém os nutrientes necessários para que o bebê não tenha doenças, incluindo diarreia, infecções respiratórias, otite e pneumonia. Logo, o leite materno também tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir ou tratar doenças crônicas, como asma, alergias e até mesmo obesidade.

Amamentar é o momento construção de laços emocionais entre mãe e bebê, sendo um privilégio. Assim que a mãe amamenta, ocorre uma liberação de ocitocina, um hormônio que ajuda a aumentar o vínculo emocional entre mãe e filho. E mais, o contato de pele entre mãe e bebê durante a amamentação também é fundamental para o desenvolvimento de laços emocionais saudáveis.

Amamentar pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama e ovário. Além disso, promove a recuperação pós-parto mais rápida. Adicionalmente, o corpo queima calorias quando se amamenta, ajudando na perda de peso.

Um grande benefício é a vantagem para as famílias. Ao invés de gastar dinheiro com fórmulas infantis, a amamentação permite que as mães forneçam a nutrição adequada para seus bebês de forma gratuita. O aleitamento materno também é mais prático. Isso porque não requer a preparação de fórmulas ou a aquisição de equipamentos, como mamadeira e acessórios.

Principais nutrientes presentes no leite materno

O leite materno é uma fonte completa de nutrientes para o bebê. Aqui estão alguns dos principais nutrientes presentes no leite materno:

  • Proteínas: O leite materno contém proteínas de alta qualidade, incluindo a caseína e a lactoglobulina, que são importantes para o crescimento e desenvolvimento muscular do bebê.
  • Carboidratos: O bebê necessita de energia para o seu melhor desenvolvimento. Logo, o açúcar do leite é essa fonte.
  • Gorduras: O leite materno contém gorduras saudáveis, como ácido graxo saturado e insaturado, que são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso e visual do bebê.
  • Vitaminas: O leite materno contém vitaminas importantes, como a vitamina A, vitamina D, vitamina B12 e ácido fólico, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
  • Minerais: O leite materno contém minerais, como ferro, cálcio, fósforo e zinco, que são importantes para o desenvolvimento ósseo, dentário e imunológico do bebê.
  • Imunidade: O leite contém células imunológicas e anticorpos que auxiliam nesse quesito.

O leite materno é a principal via de alimentação do bebê. No entanto, infelizmente isso não é possível para todos. Quando isso acontece, a mãe pode entrar com fórmulas próprias contendo todos os nutriente necessários. Caso contrário, buscar ajuda no banco de leite é uma opção recomendada para garantir que o bebê receba a nutrição adequada.

Banco de leite materno no Brasil

Importância do aleitamento materno
Aleitamento materno (divulgação).

No Brasil, os bancos de leite humano são instituições que coletam, pasteurizam e distribuem leite humano para bebês que necessitam. Além disso, eles são administrados por organizações sem fins lucrativos, como hospitais e associações de saúde. Adicionalmente, contam ainda com a colaboração de mães lactantes voluntárias que doam seu leite.

Ele tem importância para bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer, afinal essa é a principal fonte de nutrientes para eles.

Infelizmente, muitos bebês não têm acesso ao leite materno devido a uma série de fatores, tais como mães que não conseguem produzir leite suficiente. Nestes casos, os bancos de leite podem auxiliar.

Eles também desempenham um papel importante na sensibilização da sociedade sobre a importância do aleitamento materno e na promoção de práticas de amamentação saudáveis. Além disso, eles oferecem suporte e orientação para mães que enfrentam desafios na amamentação. Como resultado, trabalham em colaboração com profissionais de saúde para garantir que os bebês recebam a nutrição adequada que precisam.

Etapas para doação nos bancos de leite

Critérios de doação: Para doar é necessário anteder a uma série de critérios, tais como não fazer uso de medicamentos proibidos e ter uma dieta saudável.

Entre em contato com o banco de leite: Verifique se estão aceitando doações e se informe do processo. Além do mais, eles fornecerão as informações necessárias para coletar, armazenar e transportar o leite de forma segura. Dessa forma, você pode ter certeza de que está seguindo os procedimentos adequados para doar o seu leite.

Colete e armazene o leite: Em primeiro, lugar colete o leite de forma higiênica. Depois, armazene de acordo com as instruções fornecidas pelo banco de leite humano. É indicado que o frasco utilizado seja de vidro com tampa de plástico.

Transporte o leite para o banco de leite humano: Transporte o leite para o banco de leite humano o mais rapidamente possível após a coleta. Posteriormente, verifique as regras de transporte.

Ressaltando, há um manual disponível pelo Ministério da Saúde que permeia a doação.

Mas, vale lembrar que a mãe neste período precisa estar muito hidratada, portanto, uma boa garrafa térmica é indispensável. Uma das opções pode ser a garrafa da Stanley de 710ml, pois mantém a temperatura e auxiliará nesse processo. Clique aqui para comprá-la. E lembre-se que comprando de um dos nossos links parceiros, nós ganhamos uma comissão sem você pagar nada mais por isso.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário