Atividades para desenvolver a atenção das crianças recém-nascidas
Antes do nascimento os recém-nascidos ficam confortáveis no útero das mães, porém, a partir do processo do parto inicia o desenvolvimento do senso de atenção, bem como outros processos de mudanças.
Antes do nascimento os recém-nascidos ficam confortáveis no útero das mães, porém, a partir do processo do parto inicia o desenvolvimento do senso de atenção, bem como outros processos de mudanças.
Muitos pais não têm tempo para ajustar a todos esses estímulos sensoriais e se preocupam com isso. Estimular os pequenos com barulho, luzes e movimento é necessário para o desenvolvimento do senso de atenção deles?
Veja a seguir o que exatamente é importante que os pais façam para alinhar os filhos a esses estimulo de atenção.
O que é senso de atenção?
À medida que a criança cresce é ativado seu sistema sensorial, com a ajuda dos pais, sobretudo, ensinando a eles novas habilidades. O movimento do bebê quando mantém a cabeça erguida sozinho isso é exemplo de desenvolvimento do sendo de atenção.
Os pais praticam com ele quando fazem com que o bebê olhe diretamente para eles, ou para um brinquedo que segura em mão. O exercício natural é atrair a atenção dele visualmente, através da voz como estímulo auditivo.
Os informes começam a agir e obter conhecimento, sendo assim, olhando para as mãos e seguindo com os braços para apanhar objetos. Percebe-se que eles esfregam os pés um no outro ou batem como pernas e pés no chão. Isso ocorre, pois estão aprendendo sobre seus membros e que podem movimentar-se.
Em seguida leva à boca e manipula o objeto para brincar, Isto é sua consciência sensorial. Quando as crianças pequenas exploram o ambiente, ajudamos a desenvolver uma consciência do corpo e também do espaço à sua volta. Além disso, mas também desenvolver uma percepção espacial e os sentidos proprioceptivo, vestibular e tátil.
Estimule a concentração dos bebês
Estimulo visuais, auditivos, paladar e vestibular
Os pais devem ficar atentos quanto às respostas dos bebês aos estímulos. Perceba os sinais, pois isso que vai dizer se ele está feliz, cansado ou estressado. O bebê saudável recebe e responde aos estímulos quando o senso de atenção está em desenvolvimento.
Sobretudo, o desenvolvimento inicia desde o nascimento no momento que os pais estimulem os bebês. Seja tátil quando os pais o seguram, estímulos visuais quando ele nos vê, ou o estímulo auditivo quando conversamos com ele. O estímulo vestibular é desenvolvido na hora que balançamos e movimentamos o bebê. Os sentidos do paladar e do olfato são
Desenvolva a concentração da criança
O sendo de atenção é desenvolvido, também, quando existe o aumento da consciência do bebê a respeito das partes do corpo, ou seja, quando ele percebe o movimento. A boca, o tronco, as mãos, os braços, as pernas e os pés do recém-nascido.
Quando ele ouve um som, faz o movimento de virar os olhos e a cabeça em direção a este. Quando mexemos no pesinho do bebê, provavelmente ele vai mexer os dedos e assim por diante. Os bebês são capazes de reagir ao ambiente para aprender a se movimentar, ter, neste caso, o sendo de atenção desenvolvida.
É importante perceber, também, como é o temperamento do bebê, ou seja, descobrir do que ele gosta ou não gosta. Para isso, basta prestar atenção em como ele reage aos movimentos, ao toque e a luzes. O desenvolvimento aqui é a partir da sensibilidade da criança em que os pais devem identificar a individual dele.
Alguns ruídos podem criar uma “sobrecarga sensorial” e trazer desconforto a ele, bem como conforto ao dormir, com barulhos ao fundo, como o zunido da TV na sala, ou o aspirador de pó ligado. Em geral, caso ele chore ou fique nervoso, balançando a cabeça de um lado para o outro, remexendo, é provável que esteja desconfortável.
As crianças recém-nascidas liberam várias pistas para que os pais possam ajudá-lo, e com isso comecem a compreender suas necessidades deles. Sendo assim, prestar atenção nestes detalhes, e responder a eles, é uma chave da comunicação sensorial entre criança e adultos.
O desenvolvimento do senso de atenção através do ambiente
O ambiente tem para o recém-nascido um grande ponto no desenvolvimento do senso de atenção aos pequenos. Quando os compreendendo o Sistema Sensorial e Sua Relação com o Movimento e o ambiente descobriram o quanto é importante movimentá-los e ajudá-los a perceber, não só o corpo, como também o ambiente.
O estímulo sensorial é uma resposta motora direta. Quanto mais estimulamos nossos filhos desde pequenos, mais resposta positiva irá ter.
O resultado é o aumento da consciência sensorial e o desenvolvimento da concentração dos pequenos. Como um ciclo os pais devem aprender a explorar e a compreender como fazer para ajudar seus filhos no desenvolvimento físico e assim lhes dar segurança emocional.
Além disso, leituras, jogos e atividades manuais são importantes para o desenvolvimento sensorial dos pequenos. Assim que crescerem um pouco, as atividades esportivas é mais uma ajuda positiva para pais e filhos.
Gostou? Deixe um comentário!
Aproveite e leia também: 8 dicas para as crianças com medo do escuro