Qual o comportamento infantil que os pais devem prestar atenção

Existem alguns comportamentos infantis que podem enganar a sensibilidade dos pais. Confira quais deles é necessário prestar atenção e modificar.

No decorrer da vida dos bebês e crianças pequenas sua comunicação com os pais pode transmitir percepções erradas, mas isso é normal. No entanto, certas ações devem ser compreendidas para que alguns comportamentos sejam identificados e ajustados para o futuro.

Portanto, alguns pais preocupados com a evolução das crianças na fase de crescimento devem ajustar esse comportamento. Afinal, quando os pais estão preocupados estimulam o crescimento e comportamento infantil, naturalmente.

Sobretudo, muitas vezes os pequenos sinais representam algo prejudicial para o comportamento da criança quando adulta. Às vezes comportamentos simples que ignorados viram algo maior no futuro. Portanto, os pais devem ter atenção e certificarem se esses comportamentos são naturais. Sendo assim, identificar sintomas de transtorno comportamental infantil.

Separamos aqui quais desses sintomas precisamos ter atenção, confira!

Comportamento infantil e sintomas do transtorno infantil

Qual o comportamento infantil que os pais devem prestar atenção
Imagem: Ilustrativa (Pixabay)

1. Linguagem atrasada

No início da vida do bebê a comunicação é algo vai se desenvolvendo progressivamente ao longo do tempo. Por esta razão, é importante prestar atenção a essa evolução, em relação a linguagem verbal e não verbal, principalmente. Ao perceber deficiência, fique atento, pois pode indicar alguma desordem, ou desordem na linguagem.

2. Dificuldade em se adaptar

Mesmo que a palavra “adaptação” seja subjetivo, os pais precisam ficar atentos a ela. Sobretudo, com alguns detalhes do que ocorre com essa criança. O comportamento antissocial na infância, por exemplo, é a sinalização de que ocorre alguma dificuldades na criança de novos cenários em sua vida.

3. Mudanças de humor

Uma criança que se altera facilmente e sem proposito pode estar tento um comportamento a se dar atenção. As emoções mudando de rumo com rapidez e injustificadamente, pode ser um pedido de ajuda e carece de um profissional na área para que te oriente. No entanto, os pequenos podem estar com uma mente depressiva e a ansiedade, isso serve de alarme aos pais.

4. A falta de atenção

A falta de atenção em si é normal, e todos os seres humanos podem ter. No entanto, caso isso se repita em um comportamento alongo prazo pode ter relação ao transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Mesmo que não haja cura, é importante um diagnóstico precoce, pois com o tratamento adequado você pode ajudar a aliviar os sintomas.

5. Criança com hiperatividade

Nem todos os TDAH tem hiperatividade, mas existe uma parcela de crianças com esse transtorno que carregam esse comportamento. Sendo assim, devemos avaliar também! Além disso, comportamentos como a impulsividade, inquietação e agressão são necessários atenção.

Lembre-se, que nesses casos é necessário ajuda de um profissional.

6. Comportamento inadequado

O comportamento inadequado pode se enquadrar a um transtorno comportamental também. O individuo tem uma posição repetitiva e em certo ponto desrespeitosa perante o direito fundamental de outros. Em geral, quando isso ocorre nas crianças elas tem um comportamento egoísta e insensível, e podem assediar outras crianças.

Sintomas do transtorno comportamental infantil

Para que os pais consigam identificar o transtorno comportamental na criança, traçamos um parâmetro dos sintomas. A criança desobedece seus pais constantemente. Além disso, assume uma posição agressiva, repetida e hostil. Os sintomas trazem a tona padrões que, em muitos casos, podem ser entendidos como desafiadores. O transtorno, em especial, segue com episódios intensos e com alta frequência. Estes podem ser sintomas de um transtorno comportamental infantil.

O trabalho é um psicólogo infantil em relação ao comportamento

Em geral, aconselhamos que os pais levem as crianças a uma consulta com um psicólogo infantil. Todavia, as sessões de terapia seguem abordagens bastante diferentes do que em uma consulta para adultos. Sendo assim, o psicólogo infantil trabalha, basicamente, com artifícios mais agradáveis. Ou seja, o às sessões se inicia com brincadeiras e joga – com o terapeuta, ou sozinho.

Neste sentido, os problemas são abordados indiretamente, sem estresse ou qualquer transtorno. Portanto, o tratamento deve ser feito com um psicólogo infantil. Além disso, a participação dos pais na terapia é primordial para o tratamento, já que o trabalho realizado pelo profissional de acordo com a própria participação da família.

Sobretudo, é importante que os pais conheçam seus filhos para que consigam contribuir para o trabalho do terapeuta. Em alguns casos, os próprios pais também são instruídos a participar da terapia, porque seus hábitos e formas de pensar precisam ser trabalhados.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Aproveite e leia também: Gagueira infantil: qual é o melhor tratamento a fazer

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário