Dicas de atividades e brincadeiras para crianças de 0 a 5 anos
As atividades são indispensáveis para o desenvolvimento de uma criança. Dicas de atividades iniciam-se logo após o nascimento.
As atividades são indispensáveis para o desenvolvimento de uma criança. Dicas de atividades iniciam-se logo após o nascimento com objetivo de estimulação para o seu desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e emocional. As atividades educacionais e sociais são inseridas de fato quando tem acesso ao ensino básico infantil. Confira no artigo abaixo dicas de atividades e brincadeiras para crianças.
O que são atividades?
É considerada atividade tudo que se tem ação. É uma capacidade do movimento. Tendo em vista esse conceito, é fácil assimilá-lo com as crianças e dicas de atividades, afinal uma criança está a todo o momento em movimento, pronto para agir.
Importância da brincadeira na primeira infância
Portanto, se atividade é o efeito de agir e estar em movimento, uma brincadeira é uma atividade! E há inúmeras maneiras de fazer com que a sua criança se movimento.
Dicas de atividades são importantes na primeira infância, pois é nessa fase que a criança explora o corpo e o ambiente de forma ativa, a menos que tenha algum déficit motor e/ou cognitivo.
O brincar desenvolve a criança em todos os seus aspectos: motor, cognitivo, social e emocional. É capaz de desenvolver valores, os quais serão levados para o resto de suas vidas. Através do brincar as crianças atingem objetivos básicos: aprendizado, sentimento de prazer e expressão de sentimentos.
Dicas de atividades para crianças de 0 a 1 ano
A capacidade cerebral de um bebê é incrível. É o momento da vida em que se tem mais conexões neurais, ou seja, é o momento de maior aprendizado. Eles iniciam esse aprendizado através do sensorial. Veja algumas dicas abaixo.
- Faça com que seu bebê siga um objeto de um lado para o outro com o olhar. A princípio, eles não conseguirão passar da linha média do corpo, mas depois seguirão. Esse objeto deve ter cores de contraste (preto e branco, vermelho e amarelo).
- Brincadeira de “escondeu achou”. É uma brincadeira que pode ser iniciada entre sete e oito meses. Pegue um pano e se esconda através dele dizendo “Cadê o papai, (ou mamãe)” e em seguida retire o pano e fale “Achou!”.
- Deixe alguns objetos espalhados pelo chão que sejam de seu interesse. Assim, além de estimular o rastejar (seis meses aproximadamente), fará com que ele manipule o objeto utilizando as duas mãos.
- Os mobiles (a partir do primeiro mês e coloridos) ajudam no desenvolvimento da coordenação viso motora, coordenação global, ação e reação, alcance. Além de ser um objeto decorativo para o quarto do bebê, é uma atividade importante para interação, principalmente os musicais.
- O contato com pais e mães é essencial! Essa é a brincadeira do afeto, do desenvolvimento emocional e sensorial. Levá-la de um lado para outro como se fosse um avião, jogá-la para cima, fazer cocegas, barulhos diferentes, hora do banho com livros de banho.
Atividades para crianças de 1 ano
- Invista em brincadeiras de imitação. Tudo que a criança aprende é por imitação, portanto, mostre a ela como se abre e fecha uma caixa, uma porta, entre outros. Mostre como bater palmas, como dar risada, entre outros.
- Construção de uma torre de três blocos. Nessa idade a sua criança está pronta para montar essa torre, desenvolvendo a coordenação em várias vertentes, assim como a percepção. Também se torna uma brincadeira de derrubá-la assim que pronta.
- As dicas de atividades para esquema corporal (que estarão em construção nos próximos anos) são: apontar uma parte do corpo assim que ensinado e também pintar o seu corpinho fazendo desenhos para que fique mais fácil a assimilação.
- Para fortalecer os membros inferiores coloque algo no alto (como em uma mesa) e uma caixa no chão. Assim, fará com que ele agache e levante para pegar objetos em cima da mesa e agache para guarda-los.
- Estimule os rabiscos em diferentes contextos: na folha sulfite, cartolina e no papel de parede pronto para isso.
Dicas de atividades para crianças de 1 a 2 anos
- Alinhavo simples. Tenha em casa grandes bolinhas e um condão. Assim fará com que ele desenvolva grande parte da sua coordenação e paciência, além da noção espacial.
- Para fortalecimento de mãos e planejamento motor invista nas massinhas de modelar e argila para imitação de uma bolinha. Para os pés ampliando a capacidade de planejamento, equilíbrio, noção espacial, percepção: chute bola.
- Brincadeira do túnel. Coloque um objeto dentro do túnel e o cubra. Posteriormente, retire o pano e dê a seu filho (a) um bastão para que ele possa empurrar esse objeto e o retirar de dentro, assim possibilitando ganhar formas de resolução de problemas.
- Faça brincadeiras que prendam a atenção de seu filho. Coloque uma chave dentro de uma caixa por um pequeno buraco para que ele tente retirar. Logo após isso, mostrar as roupas que irá vestir.
- Iniciar associação de cores em diferentes atividades, como colocar a bolinha na cor do pote correspondente.
Atividades para crianças de 2 a 3 anos
- Estimule a criança com linhas horizontais e verticais para o desenho livre.
- Quebra-cabeças devem ser de três peças, embora muitas crianças consigam fazer com um número maior.
- Ao pensar em noção espacial inicie com os conceitos dentro, fora, embaixo e em cima através de brincadeiras. Use sempre o lúdico para ensinar o conceito a eles.
- Brinquedos que tenham sistema de rosca e pressão devem ser utilizados para ganho de força na musculatura de mão e também planejamento motor.
- Jogo de pinos e martelo ajuda na coordenação viso motora e também na modulação de força.
Atividades para crianças de 3 a 4 anos
Dicas de atividades para crianças de 4 a 5 anos
- A psicomotricidade começa a ficar mais presente e constante. Portanto, brincadeiras de movimentos devem ser incrementadas nas dicas de atividades. Uma das brincadeiras mais utilizadas é com a música “cabeça, ombro, joelho e pé”.
- Faça pequenos circuitos psicomotores onde ela tenha que rastejar como um pequeno soldado, pular dentro de bambolês, subir escadas, arremessar bolas, etc e então, você estará trabalhando habilidades de coordenação global, bilateral, modulação de força, percepção de distância, noção espacial. Além de estimular o vestibular e cognitivo (quando envolver alguma atividade cognitiva).
- Na parte da grafia, a criança a partir desse momento passa a copiar o “V” e linhas diagonais.
- Já é possível reconhecer figuras geométricas através de pequenos encaixes ou através de desenhos.
- Motoramente você pode usar de desenhos que ela goste para começar o uso da tesoura.
- Desafie a sua criança! Faça com que ela fique pelo menos 5 segundos em um pé só, trabalhando seu equilíbrio.
- Desenhos de fácil identificação (casa, um menino (a), árvore) já são feitos por elas. Portanto, use a imaginação e crie com esses desenhos.
- A quantidade (habilidade de noção matemática) também pode ser introduzida nas brincadeiras. Conte os copos da mesa, os pares de tênis, os dedinhos.
- Faça com que ela perceba o que está faltando na imagem que você der a ela. Isso fará com que ela utilize toda atenção enquanto estiver brincando.
- O conceito de igual e diferente aparece nessa idade. Use objetos diferentes e iguais para ensinar.
Gostou do artigo? Confira: Dicas de Jogos e brincadeiras de Psicomotricidade.
Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
Compartilhei no meu pinterest.