Distúrbio de Tireoide: Sintomas na infância

A glândula tendo mal funcionamento pode afetar o desenvolvimento físico, neurológico e cognitivo na infância.

A glândula tendo mal funcionamento pode afetar o desenvolvimento físico, neurológico e cognitivo na infância.

Para detectar a criança com o distúrbio da tireoide basta ficar de olho, se ela cansa mais do que o normal, não cresce adequadamente, tem dificuldade para se concentrar, perde o apetite e tem dor de garganta é importante tomar cuidado.

Quando a glândula tireoide não produz o suficiente de hormônios tireoidianos, o metabolismo e o desenvolvimento infantil são afetados, ficam mais lentos e podem causar graves problemas de saúde.

O hipotireoidismo pode ser congênita, mas é necessário exame para detectada o problema. Quanto antes começar o tratamento do hipotireoidismo, menos serão as sequelas. No entanto, você precisa saber que essa doença não tem cura, bem como necessita de cuidados permanentes. O medicamento controla a atividade da glândula tireoide e assim deixa a vida do indivíduo com mais qualidade.

Hipertireoidismo em crianças

O hipertireoidismo em crianças ocorre especialmente em meninas. Contudo, o bebê fica bastante nervoso, ansioso, tem taquicardia e insônia. Além disso, tem diarreia, e fica muito sensível ao calor. O exame que constata que acriança tem o distúrbio é determinada pela coleta de sangue, no entanto é bastante confundido, em alguns casos, com hiperatividade.

A criança com hipertireoidismo produz  mais hormônios do que o normal. Sendo assim, dá a impressão de estar sempre acelerada. Mas, fique tranquilo, pois tem tratamento, o que diminui por completo os sintomas do distúrbio.

Prevenção de distúrbios da tiroide em crianças

É uma doença de difícil prevenção, por ter alto componente genético, mas tem como fazer. No entanto, é preciso de atenção durante a gravidez, isso pode ajudar que o bebê nasça sem o distúrbio.

O dia 25 de maio é o dia internacional da tireoide, através disso, se abriram diversas campanha concentradas no distúrbio da tireoide infantil, aquela que podem afetar crianças e adolescentes. venha saber mais sobre o que é esse distúrbio.

O que é o hipertireoidismo?

A glândula tiroide fica localizada no pescoço (Imagem de divulgação).

A glândula tiroide tem uma forma específica, além de estar localizada na região do pescoço e medir cinco centímetros. Todavia, o mal funcionamento afeta todo o corpo e interfere com o ritmo dos órgãos. A liberação de hormônios ocorre por um comando de uma estrutura localizada no cérebro.

Embora se produza em quantidades mais pequenas, um hormônio especifico que atua no metabolismo é afetado. Ao aumentar a quantidade desse hormônio causa o hipertireoidismo, com os sintomas de aceleração de todo o corpo. Confira melhor os sintomas abaixo:

Sinais e sintomas

  • Olhos saltados
  • Taquicardia
  • Perda de peso rápida
  • Unhas frágeis
  • Queda de cabelo
  • Agitação
  • Impaciência
  • Depressão
  • Doença de Graves
  • Nódulos na tireoide

Prevenção

O fator mais importante para a formação dos hormônios T3 e T é a ingestão de iodo. O mineral que aparece em boas quantidades no sal de cozinha, por exemplo.

Diagnóstico

Além da avaliação clínica e dos antecedentes do paciente, o médico solicita exames de sangue para medir a taxa de T3 e T4 na circulação.

Os sintomas não são detectados nas fases iniciais da doença. Para tirar a dúvida, é possível medir os níveis de THS, uma substância produzida pela glândula pituitária que estimula o trabalho da tiroide. No hipertireoidismo, TSH aparece abaixo da normal.

Tratamento

Depois do diagnóstico, a doença, a idade e o estado geral de saúde do paciente o medico irá prescrever medicamentos adequados. Como por exemplo, medicamentos orais que bloqueiam a secreção excessiva de hormônios pela glândula tireoide. Contudo, isso requer acompanhamento medico, já que os medicamentos podem causar efeitos ruins na pele do paciente e também no estômago.

Dependendo da fase do hipertireoidismo, a cirurgia pode ser usado para retirar a glândula tiroide ou para uma terapia com iodo radioativo que destrói parte da glândula. Somente o especialista poderá definir qual tratamento é o melhor e mais rápido. Sendo este último citado menos comum.

Como fazer com os sintomas?

Para controlar a exoftalmia, ou a projeção dos olhos, é melhor procurar o endocrinólogo e oftalmologista. Enquanto o endocrinólogo vai controlar os níveis hormonais, o oftalmologista testa as estruturas oculares e pode indicar a aplicação de gotas oftálmicas e pomadas lubrificantes que reduzem as moléstias oculares.

 É grave?

Meninos e meninas podem sofrer do distúrbio de tireoide. (Imagem de divulgação)

O hipertireoidismo acontece em meninos e meninas e pode ser sim uma doença de grave. Quando autoimune leva o organismo a produzir hormônios que estimulam a tireoide. Contudo, sabe-se que os hormônios em excesso não são bons. As crianças que são acometidas dessa alteração ficam inchados e com olhos saltados.

Esperamos que tenham gostado, mas qualquer dúvida deixe um comentário. Reapoderemos assim que possível.

Leia também: Dislexia: O que é e saiba como identificar?

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Veja também
Brincadeiras para fazer nas férias
Deixe seu comentário