Ensinar matemática brincando: como fazer? métodos eficientes

Quer uma boa dica ensinar matemática brincando? Separemos métodos eficientes para fazer isso com total facilidade.

Sempre surgem novas formas de ensino nas escolas. Infelizmente, em sua maioria não encontraram uma maneira de fazer com que as crianças se sintam encorajadas a aprender, principalmente se tratando de matemática.

Os pais sabem da necessidade de conhecimento da matemática, pois essa matéria está mais presente e mais forte do que nunca em quase todas as profissões.

Ensinar matemática brincando tem como fazer?

Acreditamos que com brincadeiras e entretenimento o aprender se torna mais eficaz. Então, aqui estão algumas idéias criativas para ensinar matemática brincando.

Podemos mudar o modelo de ensinar a favor das crianças e usar disso para que elas aprendem ainda mais rápido e facilmente. Usando assim do nosso cotidiano para ensinar matemática. Uma vez que isso será mais eficiente do que forçar a criança com os métodos antigos de aprendizados, sobretudo, o mais importante é o aprender!

Estas são apenas algumas maneiras que você pode usar para introduzir o a disciplina de matemática. Além disso, implantar o método na vida cotidiana de crianças e jovens. Use sua criatividade com boas idéias e boa vontade.

Ensinar matemática brincando: como fazer? métodos eficientes
Imagem: Divulgação.

Métodos eficientes para ensinar matemática brincando

1. Aprender com os jogos

O computador pode ser uma ótima maneira de se ensinar qualquer matéria, inclusive a matemática. Você pode utilizar jogos, bem como ferramentas. Isso pode ser excelentes mecanismos educacionais.

2. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são brinquedos populares desde sempre, e também são grandes aliados para poder ensinar matemática às crianças.

Jogos básicos curiosos, cavernas com tesouros escondidos para as crianças encontrarem a ordem, tamanho, distância e direção.

Na maioria dos jogos os testes ajudar a construir as primeiras bases matemáticas. As sequências, definição e uso de valores.

As crianças aprendem a contar, coordenadas, pensar na lógica, conjuntos, planejamento, organização entre outras coisas.

3. Quebra-cabeças

Compreender um quebra-cabeças é uma ótima maneira de aprender matemática. Esse tipo de jogo é uma excelente ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades matemáticas.

Alguns quebra-cabeças ensinam as crianças o sistema espacial, enquanto outros são mais para ensinar formas e tamanhos. As crianças também usam suas habilidades como atenção, organização, séries e pedidos para agrupar peças de quebra-cabeça.

Seja através de blocos e placas de papelão, madeira e outras formas, mas o fato é que a construção e si melhora a aprendizagem, organização e planejamento de uma estruturas.

Calculado e aprendendo a ter habilidades matemáticas básicas, base de cálculo e geometria. As crianças usam: tamanho, forma e ordem e para dar vida e expressão no jogo.

Através do método de tentativa e erro a criança aprende e melhora seu desenho.

4. Ensinar matemática no mercado

Ir ao mercado pode ser a melhor oportunidades de aprendizagem das crianças em relação a matemática. Um bom exemplo disso é no mercado.

Comprando frutas e vegetais, os pequenos podem aprender sobre pesos, medidas, volumes, preços e comparações.

Veja os exemplos:

  • O que pesa mais: cinco laranjas ou cinco maças?
  • Quanto gastamos no mercado em comparação a quanto levamos.
  • Quantas refeições podemos preparar com x quilos de arroz?

Aprender fazendo compras pode ser uma maneira criativa de ensinar matemática as crianças. Quem não gosta de comprar?

Além disso, as crianças se deparam com diversas outras condições comuns do cotidiano dos adultos. No mercado a matemática pode ter efeito interessante.

De maneira divertida a criança pode aprender uma matemática mais avançada, com gerenciamento de dinheiro e valores também.

As crianças também poderão praticar as habilidades matemáticas básicas: adição, subtração, divisão, multiplicação e estimativa.

5. Jogos antigos

Jogos de damas e xadrez, ensinar, design e conceito também.

6. Batalha naval

Mais uma maneira divertida de ensinar para as crianças matemática, um modo tradicional que eles irão se divertir e aprender.

Ao jogar, a criança terá uma área dividida em quadrantes ou regiões delimitadas. Esse processo faz com que a criança possa conhecer conceitos de espaço, geometria, dimensões e proporções.

Uma das melhores maneiras de ensinar seu filho a desenvolver a capacidade de gerenciar o dinheiro, dando-lhe um pequeno subsídio para gastar, o que quiser.

Descubra os mapas para ensinar matemática brincando

Imagem: Divulgação.

Como uma viagem simples, longa ou curta, pode se tornar uma excelente aula de matemática. Através dos mapas de viagem podemos ensinar as crianças brincando.

Os mapas usado de acordo com o conceito de aprendizagem pode ser um método eficaz para ensinar matemática brincando.

A viagem pode ficar divertida seja ela de carro, ônibus ou de avião. Além disso, os mapas podem se tornar a oportunidade para praticar o que aprendeu da matéria.

Veja o exemplos:

  • Quanto foi a distancia de uma cidade a outra?
  • Quantas são as cidades ou estados atravessaremos?
  • Quantos carros de tal modelo foram vistos pelo caminho?

Matemática, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico cerca de 3500 a.C. Mas, sabe-se que ela já existia na pré-história, pois, os seres humanos já tinham o conhecimento de medir os valores, contar e medir.

Sendo assim, a matemática não teve um inventor, mas foi criada por conta da necessidade de fazer medições e contar objetos.

Em anos, o ato de contar objetos eram a única forma de se relacionar e negociar do homem primitivo. Este conceito aconteceu em diversas tribos, e não um povo ou pessoa especifica, mas foi uma percepção natural.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário