Gagueira infantil: qual é o melhor tratamento a fazer

A Gagueira infantil pode ser confundida com o desenvolvimento da fala na crianças. Aprenda como perceber a diferença.

A Gagueira infantil pode ser confundida com o desenvolvimento da fala das crianças, no fluxo ativo de uma conversa. Nesta fase a criança tem por necessidade falar gaguejando, pois está apreendendo a se comunicar. Contudo, sem saber organizar as palavras sofre de um tipo comum de gagueira, a gagueira do desenvolvimento.

Mas, os pais devem tomar cuidados e observar o desenvolvimento da criança nessa fase.

No entanto, uma das teorias é que a gagueira infantil é neurogênica, e ocorre após um acidente vascular cerebral ou lesão cerebral.

A gagueira é um tipo de transtorno que não tem uma causa concreta, mas pode ter acontecer por algumas condições que falaremos abaixo, confira!

Causas da gagueira infantil

Gagueira infantil: qual é o melhor tratamento a fazer
Imagem: Divulgação.

1. Condições clínicas

A gagueira pode se desenvolver quando a criança sofre um acidente vascular cerebral, lesão na cabeça, pré, durante ou pós-parto e por febre reumática .

2. Causa Genética

Quando a criança tem a presença de genes envolvidos no surgimento e manutenção da gagueira. Isto é aceito no meio cientifico com forma de gagueira infantil para tratamento.

3. Quando Criança

Crianças que têm problemas com a frouxidão, ou seja enfraquecimento até aos quatro anos de idade podem sofrer com a gagueira infantil.

4. Vida Social da Criança

Desenvolve a gagueira infantil quando uma criança é colocada em um ambiente familiar ou escolar em que ela pode adquirir a gagueira. Sobretudo, lugares agitados, pessoas falam de forma complexa demais, ou pessoas que falam muito rápido.

Além disso, existem os fatores emocionais e psicológicos também podem agravar a gagueira infantil, porém essas duas condições não são consideradas causas da gagueira.

O que pode acontecer é que a criança não tenha fatores de risco óbvios para desenvolver o distúrbio, entretanto, quando experimenta um forte impacto emocional, ele começa a gaguejar.

Gagueira infantil fatores de risco

A criança pode ter uma predisposição orgânica que fará ela ter gagueira infantil. Todavia, existem fatores de risco que aumentam essa probabilidade enquanto as crianças passam pelo desenvolverem.

Fatores de risco para gagueira infantil:

  • Atrasar as necessidades da criança;
  • Caso a gagueira infantil comum durar mais de 6 meses;
  • A família tenha histórico de gagueira;
  • Outros distúrbios da linguagem ou da fala.

Os principais sinais de gagueira Infantil

Como já citamos acima, a gagueira infantil pode ser facilmente confundida com o estado normal da fala quando a criança esta se desenvolvimento. Quando a criança está na fase de aprender afalar as palavras, pode fazer repetição e isso ser confundido com gagueira.

Para exemplificar, é importante prestar atenção aos sinais que esse distúrbio de gagueira apresentam.

Sinais mais comuns de gagueira infantil

  • A emissão de sons a mais do que o normal;

Exemplo: “Abreee a ppppporta?

Algumas crianças fazem o bloqueio da fala, interrompendo sons, ou seja, a ela abre a boca para falar, mas lembra, ou não consegue/pode falar sobre isso no momento, então interrompe.

  • Dificuldade ao iniciar uma palavra, frase ou expressão;

A criança com gagueira infantil apresenta também um aspecto a ser observado, faz a repetição de sons e sílabas. Algumas também trocam as palavras

  • Uso frequente de interjeições;
  • Fala lentamente;
  • Simplifica as palavras ou frases, pois sabe que há limitação na capacidade de se comunicar efetivamente;
  • Mostra tensão e ansiedade quando pronuncia uma palavra ou som;
  • A criança tem receio de falar sobre a gagueira;
  • Movimentos motores involuntários como tensão facial.

Como lidar com a gagueira infantil?

A gagueira pode ser tratada, porém, é eficaz 90% a 100% quando o tratamento começa logo após os primeiros sintomas . No entanto, caso não seja tratado assim, as chances de obter resultados são menores, pois há interferência. Isto é, interfere na vida social, pessoal e profissional, do adulto, causando frustrações e insatisfação.

Sobretudo, existem algumas maneiras de se prevenir o distúrbio. A prevenção pode começar na evolução, através do diagnóstico precoce e da intervenção.

Neste sentido, é preciso perceber antecipadamente, ou fica mais difícil, pois ela se torna uma condição crônica e se estende até a idade adulta. Portanto, ter cuidado e observar precocemente a criança é de suma importância para o diagnostico. Quando descobrir que seu fico gagueja ou falar, tome alguns cuidados antes e depois de leva-lo ao medico.

Aceitar como ele é pode ser uma chance dele melhorar e ficar tranquilo sobre seu distúrbio. Conversar com seu filho e distraí-lo também. Ouça atentamente, sem interrompê-lo. E lembre-se sempre de ter paciência quando ele falar e fale devagar, mas com naturalidade com com ele.

Faça com os membros da família também também essa atitude com a criança. Todos precisam se pacientes e bons ouvintes. Sobretudo, o que importa é ajudá-lo nisso, então não interrompa-o quando estiver falando.

Criar um ambiente familiar gosto e descontraído, pois lidar com gagueira é um exercício diário. Não reaja negativamente quando descobrir, como se fosse uma doença grave, fique leve quando à gagueira, pois é uma ação involuntária que a criança está tendo.

Gostou? Comente caso tenha alguma dúvida!

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário