Síndrome de Tourette: Como funciona e quais os tratamentos?

A síndrome de Tourette é uma má condição. Em filmes e sitcoms Americanos, é retratado como algo cômico, mas não há nada de engraçado sobre esta doença. Prejudica a vida daqueles que a têm, prejudica a auto-confiança e a auto-estima.

Qual é a síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette é um distúrbio caracterizado por vários tiques motores ou vocais. Varia de semana para semana, ou muda ao longo dos meses. Sendo esse o caso, é quase impossível prever quais tiques aparecerão a seguir.

Pessoas com Tourette é uma relação que é quase impossível resistir ao impulso de falar ou expressar seus tiques, mesmo que eles não estão autorizados. O estresse de permanecer em silêncio ou imóvel tende a piorar a condição e tiques intensos óbvios. E por causa disto, as pessoas com Tourette têm dificuldade em controlar os seus impulsos.

A desordem geralmente aparece na infância, entre as idades de quatro e seis anos, de acordo com o MDS V. atingiu seu pico de gravidade em torno de 10-12 anos e diminui na adolescência. Os tiques persistem, mas na idade adulta em 1% das pessoas.

Quais são as causas da síndrome de Tourette?
A síndrome de Tourette pode ser uma com as seguintes condições psiquiátricas: transtorno do déficit de Atenção Hiperatividade( TDAH), transtorno obsessivo-compulsivo (toc), transtorno de ansiedade, e transtorno de aprendizagem. A primeira coisa a entender é que uma criança com Tourette se manifesta como um “sinal” da outra condição.

No entanto, ainda não existe consenso sobre a causa específica desta síndrome. Porque pode ter uma origem genética ou ser uma consequência de um desequilíbrio na informação de transmissão de impulsos entre neurônios, identificar a única causa por trás de Tourette é difícil.

Pessoas com outras condições, como a doença de Huntington ou encefalite, também podem desenvolver tiques. Em ambos os casos, no entanto, eles não são considerados Tourettes.

Quais são os sintomas da síndrome de Tourette?
Os cuidados são os sintomas predominantes da síndrome, seguidos de tiques. Eles são separados em duas categorias: simples (movimentos curtos e vocalizações) e complexo. Estes duram mais e podem ser uma combinação de tiques simples.

Eles também podem ser de importância social, uma característica que muitas vezes causa problemas para o indivíduo e seus parentes. Pessoas com doença de Tourette muitas vezes sentem a necessidade de usar Termos nocivos ou fazer gestos obscenos em público.

Porque as pessoas que têm esses tiques não entendem a situação, eles podem ser ofendidos, a satisfação. Este lugar eleva a piscina para pessoas com Tourette.

Abaixo, Veja uma lista de tiques.

olhos a piscar;
graca;
ombros largos;
fungo;
tosse;
fazendo sons guturais, ou gestos obscenos;
mexe a cabeça, de repente;
repetir palavras ou sílabas involuntariamente.
Síndrome de Tourette: como funciona a mente das pessoas com a doença e que tratamentos?
Se uma criança sentir alguns destes tiques, consulte um médico o mais rápido possível. Repreender uma criança com síndrome de Tourette não o ajuda a controlar os seus ataques. Na verdade, é provável que os tiques sejam mais frequentes e indesejados.

O que há na mente de um homem com Tourette?
O grande desejo de manifestar um tique é sentido antes que ele se torne, semelhante à necessidade vivida por pessoas com transtorno obsessivo compulsivo. O indivíduo fica tenso e preocupado. Muitos descrevem a compulsão como uma vontade irresistível de espirrar, tosse ou arranhar uma parte do corpo. Quando cedemos à necessidade de tic, ficamos com uma breve sensação de alívio.

Em momentos de stress emocional, os tiques são mais frequentemente manifestados. Uma pessoa com Tourette, raramente pode conter.

Quando alguém chama a atenção, a pessoa está ansiosa para ser o centro das atenções, e este nervosismo piora os sintomas da desordem. Assim, recomenda-se não reagir aos tiques, tratando-os como se não o tivessem feito.

Os tiques podem ser semelhantes ou completamente diferentes. A intensidade e frequência mudam cada vez. Às vezes começam de repente, um péssimo gerente. Embora compreensível, esta reação pode fazer uma pessoa com desvantagens Tourette e incentivar tiques maiores.

Além disso, os tiques podem ocorrer várias vezes em um dia (fotos extremas em uma hora) e desaparecer completamente por meses e meses.

Viver com Tourette tende a ser extremamente desagradável, especialmente na puberdade, quando os homens são mais sensíveis às opiniões dos outros. A desordem pode afetar o desempenho acadêmico e impedir a formação de novas amizades.

Comentários maliciosos e a distinção de tratamento por outros afetam a auto-estima individual, encorajando-o a isolar-se.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pela avaliação do médico. Quando é feito cedo, a criança consegue se livrar da síndrome mais rápido e desfrutar da infância melhor.

Os pais também entendem que as crianças não fazem maus pais, mas, também, vivem com uma doença grave. Este conhecimento evita agravar a condição com punições injustas ou disputas. Portanto, os pais procuram um médico imediatamente após a percepção dos primeiros tiques.

O diagnóstico é realizado de acordo com os próprios padrões e duração. Para a síndrome de Tourette, bem como o mesmo, e não confundido com outros distúrbios de TIC, as instituições médicas não podem ser periódicas. Os tiques vocais e motores devem durar pelo menos seis meses.

Para ajudar no diagnóstico, os pais podem monitorar a manifestação de tiques e anotar sua frequência e variedade. Eles podem então apresentar a informação ao médico.

Tratamento da síndrome de Tourette?
Felizmente, a síndrome é totalmente tratável. Seu tratamento consiste em terapia (para adultos e crianças) e medicamentos, e pode ser interdisciplinar ou exigir apenas um deles.

Se o quadro clínico do homem não é grave, um número limitado de consultas com um psicólogo pode ser suficiente para tranquilizar a pessoa e mudar a forma como ele lida com tiques. Quanto menos atenção a dar, mais fácil será controlá-la.

Terapia Cognitivo-Comportamental e drogas psiquiátricas são as formas mais eficazes de tratamento em casos graves.

O grau de gravidade de uma doença é medido, uma vez que na vida da pessoa os sintomas são afetados. Por exemplo, se leva ao isolamento social ou depressão, a pintura é considerada séria.

Terapia Cognitivo-Comportamental
Esta abordagem psicoterapêutica é eficaz porque se concentra na inversão de maus hábitos. A terapia cognitivo-comportamental modifica o comportamento, substituindo comportamentos que causam sofrimento, por formas saudáveis.

Técnicas cognitivo-comportamentais para ajudar os pacientes de Tourette a controlar seus tiques e reduzir a ansiedade de compulsão persistente. O paciente aprende a descrever e identificar o tic, a examinar, em que horas do dia, que é o mais freqüente e os hábitos ajudam a mantê-lo.

Por conseguinte, é encorajado a desenvolver hábitos que possam competir com as TIC. No caso de Tourette, os pacientes aprendem muitas vezes a borrar a necessidade de mudar o objeto de seus cuidados. Este novo hábito se repete dezenas de vezes para fortalecer uma nova forma de comportamento.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário