Sono do bebê: como regularizar o sono do recém nascido

O sono do bebê é uma das causas de preocupação dos pais. Confira as dúvidas e informações de como regularizar o sono do recém nascido.

A rotina com um recém nascido é sempre normal, os primeiros meses a família é afetada quando os bebês tem dificuldade com as horas de sono, reduzidas pela desordem.

À medida que os meses passam, é natural adaptar-se com o novo membro da família e descobrir alguns hábitos que podem fazer a diferença para esse fator. Entretanto, deixarem os pais mais relaxado (mas lembre-se que cada criança é diferente e não coberto, enquanto a atitude da criança progride, não em comparação com outras crianças.

Como melhorar o sono seu bebê?

Imagem: Ilustrativa (Pixabay)

Crie uma rotina que o ajude o sono noturno do bebê

Estabelecer uma rotina diária é de fato importante para que o sono do bebê seja melhor. Com isso, o bebê há sono suficiente nas primeiras semanas, daqui pra frente. A rotina ajuda. muito.

Assim que amanhecer os pais devem abrir a janela do quarto para que a luz natural, leve a criança ao sol e siga a rotina diária em casa , praticando ela. Chegando à noite, tente reduzir os estímulos, deixar o bebê mais tranquilo. Desligue a luz no lugar onde o bebê está, abaixe o som da TV, não faça outros ruídos e não o mova quando acordar à noite. Sair, motivar e participar de atividades lúdicas durante todo o dia.

Você também pode criar um ritual para fazê-lo todos os dias antes de ir para a cama. As crianças mais novas costumam dormir durante a amamentação. Neste caso, coloque-os no berço. Quando eles ainda estão acordados após a alimentação, recomenda-se colocá-los no berço sonolento, mas ainda acordados. Como o intervalo entre a alimentação e o sono é mais longo, escove os dentes após a última alimentação, use Pijamas e conte uma história para dormir ou outras coisas que o ajudem a relaxar, como oração ou música tranquila. Muitos pais também preferem incluir um banho quente à noite para rolar. Relatórios para encontrar o que funciona melhor para uma pessoa em particular.

Regule as horas que o bebê dorme normalmente

O bebê tem muitas horas de sono, sendo assim, ele dorme bastante durante os primeiros meses. Quando ele cresce, o número de sonhos diurnos diminui. Mas mesmo com o número de horas de sono, tem um intervalo amplo. Em geral, de acordo com o médico, crianças menores de 3 meses dormem 11-19 horas por dia, e crianças de 4-11 meses dormem 10-18 horas. Estabeleça os horários de sono do bebê, transformando assim, em cotidiano.

O bebê dormiu bastante devemos acordá-lo?

 A princípio acordar o bebê não é necessário. Existe uma crença de que o bebê precisa acordar por três horas, no entanto, isso não passa de mito. Além disso, a crença de que o leite materno é fraco, enquanto o bebê é amamentado em uma hora também. Sendo assim, não perturbe os sono do bebê. Todavia, prematuros ou aqueles que não estão ganhando o peso certo para sua idade devem ser encorajados. “Vale sempre a pena conversar com um pediatra para avaliar cada um dos casos e ganho de peso”, explica ele.

Como manter o sono do bebê estável e seguro?

O lugar mais seguro para o bebê dormir tranquilo é o berço. Sobretudo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (PAS) informam que até os 6 meses é importante para segurança do bebê que ele durma no berço e no quarto dos pais. Isto porque entre 6 e 12 meses os bebês tem um sono agitado e se movem bastante. As crianças que nascem prematuramente, têm uma condição de saúde ou têm uma gravidez atrasada podem estar no quarto dos pais.

Além disso, está provado colocá-los de cabeça para baixo (quando aprendem a rolar, não há necessidade de descer) e sem adornos no quarto das crianças (de acordo com o pediatra, não a cirurgia reduz o risco de morte cardíaca súbita).

Dê incentivos para que seu bebê durma sozinho?

Quando o bebê está sonolento, mas ainda não está no berço, é interessante coloca-lo para dormir na hora que perceber que está sonolentos.

 Recomendações que devem ser a tempo, dormir com algo que estará presente quando a criança acordar, como eu disse na pergunta anterior. Portanto, será mais fácil para a criança dormir sem a necessidade de intervenção dos pais.

Antes de colocá-lo na cama, não siga o ritual ao qual eles estão acostumados: amamentar, escovar os dentes, usar pijamas, etc.

Alguma dúvida? Comente!

Leia também: Qual o comportamento infantil que os pais devem prestar atenção

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário