Dicas de filme sobre autismo: Desvendando o Espectro

Para muitas pessoas o filme é uma forma relaxante de finalizar o dia. Para outras é uma forma de adquirir conhecimento. Neste post, você encontrará dicas de filme sobre autismo, podendo conhecer de perto sobre o transtorno.

Assim, neste artigo de dicas de filme sobre autismo, trará de forma lúdica a oportunidade de conhecer esse assunto mais a fundo, sendo importante ressaltar o valor do conteúdo e compartilhar com seus amigos, familiares, entre tantas outras pessoas.

Recentemente, pesquisas realizadas nos Estados Unidos apontam prevalência de 1 para cada 30 crianças e adolescentes. Logo, esse número só tende a aumentar e a importância em conhecer o tema se torna cada vez mais relevante.

Em um mundo inteiro

E não poderíamos de começar a lista com um filme brasileiro. É um filme de 2018, sendo um documentário. Ele mostra diversas famílias em diferentes classes sociais, que tem algo em comum, seus filhos tem TEA (Transtorno do Espectro Autista). Neste filme, as pessoas com TEA tem faixa etária de 3 a 18 anos.

Desta forma, o documentário apresenta as distintas formas sensoriais e cognitivas em que o transtorno se apresenta, mostrando mais uma vez, que cada individuo é único e precisa de tratamento adequado e individualizado.

Gilbert Grape, aprendiz de sonhador – Mais uma das dicas sobre filme de autismo

Filme do ano de 1994, mostra a vida de Arnie, um adolescente com TEA que está prestes a fazer 18 anos. Apesar disso, ele é cuidado pelo irmão mais velho e sofre de crises constantes; isso faz com que ele tente várias vezes fugir de casa.

Grape (o irmão mais velho), por sua vez, sustenta a família desde que seu pai faleceu, e a sua mãe sofre de obesidade. No entanto, com a chegada de uma forasteira na cidade, a sua vida poderá mudar.

Neste filme, vale destacar que Leonardo DiCaprio teve a sua primeira indicação ao Oscar, quando tinha apenas 19 anos. Portanto, é evidente que você não pode perder essa dica de filme.

Próxima dica: Tudo que quero

Entre as dicas de filme sobre autismo, podemos destacar o filme Tudo que quero, que conta a história de uma jovem que ama escrever.

Dessa forma, sendo estrelado por Dakota Fanning, o longa contará a história de uma mulher com TEA de 30 anos que decide participar de um concurso, com o intuito de ser a escritora de uma série famosa sobre ficção científica, cuja série é Star Trek.

Mas, para conseguir entregar o manuscrito precisará driblar a sua cuidadora e escapar. Porém, ao longo do caminho ela se ver obrigada a fazer amizades inesperadas.

Farol das Orcas

Filme com o intuito de abordar sobre a negligência paterna, contará a história de uma mãe que decidiu leva seu filho Agustin à Patagônia para conhecer as orcas. Entretanto, vale ressaltar que a decisão foi tomada com objeto do filho melhorar seu quadro severo de autismo, a fim de encontrar as suas emoções.

Portanto, ao assistir ao filme, mostrará uma forma muito clara sobre as atitudes de muitos pais que abandonam sua família ao perceber alguma deficiência e limitações em seu (sua) filho (a).

Sendo assim, saiba que o filme Farol das Orcas retrata a história real do biólogo argentino Roberto Bubas.

Mais uma dica de filme: Missão especial

Em quinto lugar numa lista de dicas de filme sobre autismo, se encontra o filme Missão especial, que contará a história de uma mãe casada, com dois filhos com autismo. Contudo, após saber do diagnóstico, o marido a abandona.

Entretanto, além de ter que enfrentar diversos preconceitos de instituições e principalmente da sociedade, ao entender que não teria cura o TEA, passa a criar seus filhos para terem excelência em diversas atividades.

Sei que vou te amar

Filme realizado em 2007, Sei que vou te amar, contará a história de dois irmãos e seu estreito relacionamento. Logo, o conteúdo se desenvolve atrás do irmão mais velho Charlie tendo TEA, e o sentimento de constrangimento do caçula Thomas, onde decide ter uma vida diferente.

Entretanto, a namorada de Charlie consegue mudar seu ponto de vista e conceito sobre sua família, o que faz aceitar eles como são. É um filme que mostrará muitos confrontos reais de famílias.

Temple Grandin

Entre as dicas de filme sobre autismo, não poderia faltar esse clássico em que foi premiado no Globo de ouro e Emmy.

Sendo assim, o filme que é baseado numa história real, que traz em seu conteúdo a história da Claire Danes, cientista norte-americana que supera diversos desafios. Afinal, vive num tempo que o TEA ainda era desconhecido, porém, mesmo assim decidi fazer faculdade, doutorado, e ainda, conseguir por meio de uma técnica, revolucionária o manuseio do gado.

Uma amizade diferente

Em mais um filme de dicas de filme sobre autismo, este relatará a amizade de um judeu com 44 anos e uma menina de 8 anos.

Sendo que, a história acontece por meio de cartas que um manda por outro, já que moram em continentes diferentes, porém, ambos se sentem solitários, já que os dois têm autismo.

Portanto, cheio de conceitos, quebra de paradigmas e lições para a sociedade na totalidade, vale a pena embarcar nesta grande amizade, construída por cartas.

Atypical

Esperamos que a lista de dicas de filme sobre autismo tenha sido de grande relevância para você leitor e/ou leitora até o momento. E como última dica, enfim, falaremos sobre a série Atypical.

Nesta série, você vai acompanhar de forma leve a vida de Sam, um jovem artista e autista fascinado por pinguins. Assim, são apresentados diversos desafios em sua vida cotidiana, como namorar alguém e até dormir na casa de seu melhor amigo. Além disso, ele lida com uma mãe superprotetora que muitas vezes não confia plenamente em sua capacidade.

Enfim, finalizamos a lista com alguns filmes sobre autismo. E se você quiser saber mais sobre livros neste tema, você pode conferir aqui: Dicas de livros sobre autismo: Confira os principais.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário