Brincadeiras para fazer nas férias

Brincadeiras e jogos fazem parte da infância. Logo, no período de descanso da escola, as brincadeiras para fazer nas férias devem ser tão divertidas quanto. Desta forma, preparamos um artigo para que você possa acompanhar inúmeras brincadeiras para fazer neste período. Continue lendo o artigo.

Construindo memórias afetivas nas férias

Quem não se lembra das risadas contagiantes e das aventuras intermináveis que marcaram as férias da infância?

A infância é aquele lugar que dá autonomia para a construção de histórias de faz de conta, construções intermináveis de castelos, colheita de frutas pelo bairro e aproximação entre a família e amigos. As brincadeiras para fazer nas férias se torna exatamente este lugar de diversão, acolhimento, amor e alegria.

Neste sentido, não somente memórias afetivas são criadas, mas o desenvolvimento infantil também acontece a partir delas, pois inúmeras possibilidades são criadas, tais como: estimulação à criatividade, melhoria nas habilidades motoras, desenvolvimento social e emocional, fomento a autonomia e independência, fortalecimento de vínculos, além de promoção de qualidade de vida com estilo ativo. 

A criatividade e a participação ativa das crianças devem ser prioridades, como já dizia Pablo Picasso “A criança é a fonte de todas as criações”. A criança se torna, portanto, o centro da criação das brincadeiras e tem o desenvolvimento através das brincadeiras para fazer nas férias.

Vamos para a parte prática!

Dicas de brincadeiras para fazer nas férias 

Mostraremos a seguir brincadeiras possíveis de serem feitas não somente em casa, mas em qualquer ambiente acolhedor para tal.

1. Jogos ao ar livre

Iniciamos com os jogos ao ar livre para trabalhar a promoção de qualidade de vida ativa da criança, além de ter o poder de entreter toda a família. Com certeza você já ouviu falar em: corrida do saco, bolhas de sabão gigantes, pique-bandeira, caça ao tesouro, esconde esconde, futebol de sabão, cabo de guerra, entre outros. 

Estas brincadeiras são voltadas para os dias de mais calor, onde as crianças e adultos possam se entreter em locais mais amplos e fazer a diversão acontecer. Falaremos mais detalhada da bolha de sabão gigante, iniciando por seus ingredientes. Você irá precisar:

  • 1 copo de detergente
  • 5 copos de água
  • 6 colheres de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento

Para fazer a receita, você inicia colocando o detergente e as colheres de açúcar, fazendo com que fique uma mistura única. Após, coloque os copos de água e misture o fermento, deixando descansar. Algumas pessoas pedem para que a mistura fique até dois dias em descanso. Mas, você pode ir analisando e usar quando achar que está bom. Essa é uma das brincadeiras para fazer nas férias que as crianças mais gostam. 

Terminado período de descanso, você pode procurar por objetos que sejam apenas aros para molhar e fazer o movimento de forma que a bolha saia e fique gigante. Alguns aros podem ser feitos de pvc ou arame, ou então, comprados em lojas específicas infantis.

2. Jogos de tabuleiros e cartas como brincadeiras para fazer nas férias

Os jogos de tabuleiros e cartas geralmente fazem sucesso com as crianças de idade maior de 8 anos. Atualmente existem inúmeros temas tanto para cartas quanto tabuleiros que fazem com que sejam queridinhos por eles. Além disso, estas brincadeiras contribuem para o raciocínio lógico, aumenta a tolerância à frustração, comunicação, trabalho em equipe e empatia. 

São exemplos de jogos de tabuleiros e cartas: Uno, jogo da vida, War, eu sou?, detetive, se vira, diga 5, entre outros. 

3. Oficinas de música e teatro 

Estimulando muito a criatividade, estão as oficinas de música e teatro, assim estarão trabalhando corpo e mente. Você poderá fazer uma oficina de música seguindo as etapas de: 

  • Exploração dos instrumentos musicais.
  • Imitação dos ritmos, trabalhando a percepção auditiva e coordenação
  • Deixe que as crianças escolham os seus instrumentos preferidos dentre os oferecidos e explorem as suas capacidades. 
  • E para você que não tem habilidades com os instrumentos, poderá investir em uma apresentação de canto. Lembrando que o intuito neste período de férias é a diversão!

Já para o teatro você poderá:

  • Realizar jogos de improvisação.
  • Brincadeiras para fazer nas férias de expressão corporal.
  • Alongamentos.
  • Pequenas encenações.
  • Realize com as crianças os figurinos, podendo ser feitos de material como o tecido tnt que é fácil de cortar e pode ser usado com grampeador. 

4. Aulas de fotografia 

É importante que a criança viva esse momento de férias. Mas, se torna interessante quando é possível realizar registro destes momentos, criando memórias afetivas físicas através da fotografia. Portanto, você poderá oferecer aos pequenos, aulas de fotografia, os estimulando a procurar a partir de um ângulo deles o que foi importante e realizando uma apresentação ao final.

Assim, eles poderão participar tanto da captura de imagens, como da criação de uma exposição com os melhores momentos. Há inúmeras formas de fazer isso, sendo: com câmera com filme, permitindo também que eles conheçam algo mais antigo e participem da revelação; com celulares e imprimindo as fotos, com câmeras polaroide, e atualmente com pequenas câmeras com resolução VGA que foram feitas para que crianças possam tornar a fotografia uma das brincadeiras para fazer nas férias.

5. Exploração na natureza

A exploração da natureza pode acontecer por diversos canais, como buscar folhas para compor painéis, bem como acampamentos. Além desses, é possível realizar brincadeiras de caça ao tesouro, explorar para encontrar cachoeiras, contação de histórias e outros. 

A natureza é um local que permite inúmeras composições de brincadeiras, e vale usar a sua criatividade para tal. Portanto, uma boa opção para exploração de natureza e acampamento é o sítio do Carroção.

Encerramos aqui mais um artigo, e esperamos que tenha o ajudado! Quaisquer dos produtos de parceiros que viu em nossa página e adquiriu nos gera uma comissão e ajuda nosso site a crescer!

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário