Brinquedos para psicomotricidade: Quais comprar?

Os brinquedos para psicomotricidade são importantes no desenvolvimento de todas as crianças, pois através deles serão estimuladas habilidades necessárias para um melhor desempenho ocupacional.

A psicomotricidade é basicamente a integração das habilidades emocionais, motoras e cognitivas de acordo com o nível de maturidade do sistema nervoso.

Com isso, o desenvolvimento psicomotor é primordial para que o desenvolvimento da criança seja adequado, permitindo que ela tenha melhor percepção corporal no espaço e no tempo, autoconfiança, capacidade de manter-se concentrada e desenvolver habilidades sociais. Assim, a criança estará preparada de forma equilibrada para enfrentar todos os desafios mentais e motores que encontrará ao longo de sua vida.

Benefícios dos brinquedos para psicomotricidade

Os benefícios desses brinquedos são inúmeros, pois abrangem todas as habilidades mencionadas anteriormente.

No desenvolvimento motor, esses brinquedos ajudam a criança a ganhar força, coordenação e equilíbrio, promovendo um tônus muscular adequado para suas atividades diárias.

Na parte cognitiva, estimulam o pensamento flexível, o raciocínio lógico e o desenvolvimento do planejamento e da tomada de decisões.

Além disso, contribuem para o desenvolvimento emocional, aspecto que pode ser desafiador nos dias de hoje. Os brinquedos para psicomotricidade auxiliam as crianças a entender e expressar suas emoções, a lidar com o estresse de forma menos agressiva e a aprender o autocontrole e a regulação emocional.

Leia também: Integração sensorial de Ayres para o desenvolvimento infantil.

Por fim, promovem a socialização, já que podem e devem ser utilizados em pares ou em grupos. Dessa forma, incentivam o compartilhamento, a espera pela vez e a resolução de conflitos, entre outras habilidades sociais.

Como escolher os brinquedos?

A escolha dos brinquedos depende de diversos fatores, e quase sempre é somente levado em consideração o custo benefício. É importante que ao entrar em uma loja física ou visitar uma loja virtual você tenha assistência de profissionais adequados para te ajudar. Abaixo uma pequena lista do que você deve levar em consideração ao comprar brinquedos para psicomotricidade: 

  • Faixa etária. É o ponto mais importante. Está certo que podemos criar e adaptar os brinquedos para que as crianças de 5 anos possam brincar com brinquedos para a de 2 anos, e vice versa. Porém, é interessante que a criança enquanto brinca sozinha possa explorar um brinquedo de acordo com a sua faixa etária, estimulando as habilidades para idade. Isso porque brinquedos difíceis demais podem desencorajar a explorá-lo, e brinquedos fáceis podem não dar a chance de que ela passe pela frustração.
  • Durabilidade: Aqui entra a questão do custo-benefício. Nem sempre os brinquedos mais caros são os mais duradouros. Portanto, pesquise o produto antes de comprar e veja as opiniões em relação à durabilidade do brinquedo.
  • Segurança: Verifique sempre a segurança de cada brinquedo, se estes são fortes o suficiente para não quebrar e machucar sua criança, assim como não apresentar risco de engasgamento
  • Variedade: Existem brinquedos que conseguem estimular várias partes do corpo, como equilíbrio, noção de espaço e coordenação motora global simultaneamente. Desta forma, você estará contribuindo para o desenvolvimento global da criança

“Como selecionar o melhor brinquedo para meu filho?”

Esta é uma grande dúvida dos pais em geral. Há várias orientações para isso. Entretanto, acredito que o primeiro item que você deve levar em consideração é a preferência de seu filho. Uma criança sempre explora o brinquedo que tem mais interesse. Portanto, fique atento ao brincar com seu filho e/ou com a criança em questão para a escolha perfeita do brinquedo.

Outro fator importante é consultar profissionais que trabalham com crianças. Com isso, eles podem indicar os brinquedos em alta ou os que as crianças gostam mais. Educadores, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, psicólogos e outros profissionais que atuam na infância podem dar boas opções.

Considerar o local em que a criança brinca também é importante, assim como a quantidade. Não adianta a criança ter muitos brinquedos se não faz a seleção do que usar e pula de uma brincadeira para a outra sem função. Quanto ao espaço, se ele for amplo, opte também pelos brinquedos amplos.

Estimule a criatividade da sua criança! Ela tem ideias a todo momento, e com brinquedos muito simples é possível estimular a criatividade. Logo, se a criança em questão for ligada à arte e invenções, dê um empurrãozinho com brinquedos que desenvolvam estes aspectos.

Dicas de brinquedos para psicomotricidade

E, finalmente, o tão aguardado item de nosso artigo! Abaixo, fizemos uma seleção de brinquedos que podem auxiliar nessa escolha! Veja e lembre-se: comprando através de um de nossos links abaixo, que são de nossos parceiros, você nos gera uma comissão e mantém nosso site no ar! Esperamos ter ajudado você, leitor!

Para visualizar a lista completa dos brinquedos, basta clicar abaixo:

Brinquedos para psicomotricidade

Abaixo algumas opções de livros também, desde bebê até a adolescência. Para ver mais detalhes da descrição clique no nome do livro de seu interesse: 

Gostou do conteúdo? Compartilha com os papais/educadores e os ajude também!

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário