Como incentivar a autonomia do meu filho? Confira algumas dicas

Saiba como incentivar a autonomia dos seus filhos. Aplique as melhores dicas para o desenvolvimento infantil.

Encontre um jeito de incentivar a autonomia dos seus filhos! Fique conosco e aplique as melhores dicas para o desenvolvimento da criança.

A autonomia é algo que precisa ser desenvolvida em todos os seres humanos. Uma criança que exerce sua autonomia adquiri independência para viver em sociedade, por sua vez, se torna um adulto consciente sobre as regras e restrições no convívio social.

A dúvida da maioria dos pais é em relação ao tempo certo de instigar a autonomia sem seus filhos, uma vez não se sabe ao certo se as crianças estão prontas ou não para ter independência.

É importante observar antes, mas não ter medo de antecipar as ações, como por exemplo, ensinar os pequenos a comer com a colher. Um ponto muito interessante é o incentivo dos pais para com os filhos em ajudar nas tarefas domésticas. Neste ponto os pais devem manter a atenção nas possibilidades físicas e cognitivas da criança, bem como na fase que ela se encontra. 

Aconselhamos começar com tarefas menores e crescentemente aumentá-las para processos mais objetivos. Os pais precisam também dar as tarefas em conexão com o cotidiano dos filhos, de maneira a repetir e estimulá-lo diversas vezes, por dia, ou por semana.

Incentivar a autonomia dará equilíbrio e resistência às situações do cotidiano

Saiba como incentivar a autonomia do meu filho. Confira algumas dicas.
Imagem: Divulgação.

Quando os pais estão dispostos a iniciar o processo de aprendizagem da criança para que ela se torne um indivíduo mais autônomo eles enfrentarão um grande desafio. No entanto, com o passar do tempo será bastante benéfico para eles. Os filhos serão capazes de resolver seus próprios problemas, ter mais autonomia, reflexão e paciência.

O que devemos ter em mente é proporcionar, nem que seja aos poucos, que nossos filhos terão condições adequadas para que criem resistência as situações do cotidiano. Uma vez que com isso aprenderão a tomar decisões certas ou erradas. Os pais devem refletir sobre o excesso de cuidados, e o quanto isso fará mal para seu filho quando ele chegar à idade adulta.

Sobretudo, tente não fazer algo no lugar de seu filho, interferindo em sua aprendizagem de forma a prejudicá-lo em sua autonomia e independência. Certamente, vai se pegar em alguns momentos interferindo, apontando o erro ou corrigindo para ele. Caso isso aconteça, tente ficar paciente e espere para que ele faça, com acertos ou erros, mas de preferência de maneira a aprender a lidar com essa situação.

O que influência a autonomia

A natureza condiciona seu filho a pontos da vida, como por exemplo, a esperar, ter paciência e a ajuda dos outros. Contudo, quando você não incentiva a criança a trabalhar sozinhas suas ações e emoções, o priva de aprender com seus erros.

Além disso, ele não aprende a ter iniciativas e por fim ser mais assertivo e a acreditar que pode resolver sozinhos seus problemas. Então, qual é a melhor maneira de ensinar como o filho ter autonomia?

Dando ele autoconfiança e, consequentemente independência. Saiba que através disso ele terá um grande desenvolvimento e dará mais impotência a fatores cruciais da vida.   

Autonomia na educação infantil

Como funciona a autonomia na educação infantil?

Essa é uma pergunta importante. Mas, você deve estar se perguntando isso também, como as crianças autônomas tem maior facilidade de se desenvolver na escola, ter equilíbrio emocional e ser mais equilibrado.

No entanto, sabe-se que a autonomia fortalece muito as crianças no ambiente educacional. Aumenta estimadamente a criatividade, capacidade de planejamento, memória e execução de tarefas.

Sobretudo, as crianças que recebem incentivos dos pais se sentem mais respeitadas aos olhos dos outros, se estimulam mais e são independentes.

Além de ter uma autoestima bem mais elevada. Ou seja, as crianças autônomas se desenvolvem com mais força e senso de autoconfiança. Tornam-se ainda mais equilibradas e preparadas para a vida.

Como incentivar a autonomia do meu filho?

1. A criança com dois ou três anos já pode tirar a roupa sozinho. isso é uma das tarefas que os devem incentivar em seus filhos. Este é um ótimo exemplo de iniciar o processo de autonomia na criança. Colocar o tênis, as meias, ajudar a escolher as roupas entre outras coisas mais.

2. Deixem seus filhos lidarem com a frustração sem que haja proteção. Sobretudo, a frustração é a melhor forma de a criança ter maturidade no futuro. As situações ruins irão aparecer em todas as fases de nossas vidas, então é importante aprender lidar com elas.

3. Ensine os filhos a guardar as roupas, sapatos e brinquedos no lugar adequado, pois essas ações ajudam na alta compreensão de seus atos.

Leia também: Yoga infantil: conheça a pratica e seus benefícios

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Veja também
Brincadeiras para fazer nas férias
Distúrbio de Tireoide: Sintomas na infância
Deixe seu comentário