Yoga infantil: conheça a pratica e seus benefícios

A Yoga infantil é uma prática que trabalha mente e corpo em conjunto. Unicamente, a Yoga é capaz de diminuir o estresse, equilibrar as energias corporais, promover sensação de bem estar, melhorar o equilíbrio. Para muitos é considerada uma ginastica, mas em seu conceito não deve ser.

Pratica Yoga no dia a dia

A Yoga é uma pratica que em sânscrito significa união. Vem da palavra “yuj” que é integrar e unir. É uma união de posturas físicas e exercícios, integrando corpo e mente, por meio da consciência no momento presente da pratica. Surgiu na Índia há mais de cinco mil anos, com base em conceitos filosóficos. Durante as praticas são trabalhados asanas e pranayamas, posturas físicas e exercícios respiratórios, respectivamente.

De forma global, os maiores benefícios incluem: aumento de flexibilidade, força, melhora na ansiedade, equilíbrio e consciência corporal e mental.

O que é a Yoga Infantil?

Portanto, a yoga infantil trará os mesmos benefícios que adultos. Os asanas e pranayamas são feitos de forma mais simplificada, porém não por isso deixam de ter valores morais. O desenvolvimento da inteligência emocional é mais rápido, assim como o mapeamento sensorial, extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Através das técnicas é possível criar um mapa sensorial do seu corpo, assim identificando como cada parte funciona e o que precisa para estar em equilíbrio. Desta forma, a experiência sensorial exerce auto aprendizado sobre a criança.

Quando procurar Yoga para crianças?

Há queixas que na escola muitas vezes não são resolvidas com terapias convencionais, principalmente quando se trata de comportamento, principalmente a ansiedade. Uma professora avaliando que seu aluno tem: ansiedade excessiva, nervosismo em provas, dificuldade de aprendizagem por falta de concentração, problemas de relacionamento, agitação e falta de vontade a Yoga pode ser indicada.

O desempenho do aluno ou yogini – como chamado o praticante de yoga -, no início é restrito, pois não há consciência do momento presente ainda na criança. Portanto, isso será trabalhado e a evolução acontecerá.

É importante encontrar um professor que tenha dinâmica criativa e consiga passar de forma clara como fazer as posturas e mostrar o porquê se tornará importante na vida dela. Contação de histórias, músicas, vivência com as naturezas são boas maneiras de envolver a sua criança.  

Posturas ilustradas para crianças na yoga infantil (Imagem ilustração).

A indicação para iniciar o yoga infantil é de 4 anos, embora muitos iniciem antes, ao lado de sua mãe. Estar ao lado da mãe em si já se torna algo interessante, pois as músicas servem para concentração, estar em consciência com o corpo, além de promover a sensação de relaxamento. Sendo assim, os pequenos já iniciam um trabalho de auto controle através do som.

Quais são os benefícios da Yoga Infantil?

Os benefícios da Yoga vão além de melhora na postura e equilíbrio, mas afirmam um desenvolvimento infantil integro e saudável. Veja uma lista e maiores detalhes abaixo.

  • Diminuição do estresse.
  • Construção e desenvolvimento da consciência corporal.
  • Empatia.
  • Aumento da flexibilidade.
  • Melhora na concentração.
  • Criação de um ambiente interno de autoestima e confiança.
  • Relaxamento emocional e físico.
  • Ganho de força.
  • Desenvolvimento da coordenação motora.
  • Controle das emoções.
  • Aumento da criatividade.
  • Disciplina e responsabilidade com ele e com o outro.

Controle das emoções através da Yoga

O controle emocional vem com o tempo de pratica e é o mais visto entre as crianças praticantes. Elas conseguem exercer o controle sobre si melhor, permitindo serem mais amigáveis com as outras. Posições, exercícios e meditações são grandes ferramentas para o controle das emoções.

Ganho de responsabilidade, limites e disciplina

Estes hábitos são criados a partir das aulas. Através do yoga, a responsabilidade, disciplina e limites são oferecidos por meio de estimulação da tolerância, concentração e paciência. Desta forma, a escola será um grande aliado para a criança, pois será o ambiente em que colocará estas ações em pratica.

Mãe e filha em meditação (Imagem ilustrativa).

Aumento da consciência corporal através da Yoga infantil

A consciência corporal é uma das primeiras habilidades que a criança aprende estando em contato com o mundo. Como está o meu corpo, o que ele faz, como ele me acalma, o que me agita, são itens da consciência corporal. Portanto, um extremo aliado à autoregulação da criança. Os movimentos na Yoga ativam a propriocepção (sistema sensorial responsável pela criação da imagem interna) e, portanto, aumenta a consciência de corpo.

Crianças hipotônicas tendem a ser beneficiados com o aumento de tônus muscular através da propriocepção.

Coordenação motora e força se alinham na pratica

Na Yoga há momentos em que você precisa trabalhar a resistência e força. Isso tudo em meio de uma postura, onde envolve coordenação motora para se colocar nela. Nas posturas invertidas (de cabeça para baixo) é onde tudo fica completo, pois estará trabalhando o seu mapa sensorial, coordenação e força. Estas posturas ajudam os seus rins a trabalharem melhor, assim como toda a circulação sanguínea. Deve ser feita com supervisão e de forma simples, com apoio por vezes.

Quer receber um material completo abrangendo atividades para fazer com a sua criança? Assine nosso newsletter.

Inscreva-se em nosso site!

[newsletter_form type=”minimal” lists=”undefined” button_color=”undefined”]

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário