Crianças nas férias: Dicas de como lidar com elas em casa

Antes de tudo, devemos explicar aos nossos filhos e se possível, mostrar o calendário anual, pois este é o primeiro passo de como lidar com eles em casa na época de férias. Mas, como nem todas as crianças entendem o que é o calendário, usar a criatividade a seu favor é uma dica! E como nem tudo são flores, nem sempre aquela viagem acontece. Então separamos algumas dicas importantes para lidar com as crianças nas férias em casa.

No entanto, é durante as férias que percebemos como nossas atividades diárias são importantes e cronometradas, tanto em casa como no ambiente dos colegas. Neste sentido, o resultado é a quebra da nossa rotina diária, má alimentação e a necessidade de diminuir o nível de estresse e/ou ansiedade das crianças durante as férias.

Todavia, a conversa é o ponto mais importante entre pais e crianças. De acordo com a faixa etária da criança um tipo de comunicação deve ser estabelecida. Para os mais velhos, a conversa é um momento de abertura e segurança em todas as ocasiões, fortalecendo assim a relação entre família. Entretanto, nem sempre os pais estarão presentes durante as férias, pois precisam, por exemplo, trabalhar.

Crianças em casa nas férias, como lidar?

Precisamos nos adaptar com à presença constante das criança em casa, pois não é comum viajar todo o período de férias. Sobretudo, o primeiro passo é que os pais expliquem as regras e possíveis acordos com elas.

Os pais precisam ter calma e diminuir o estresse para com todos que convivem em casa. No entanto, a adaptação deve ser feita com atividades de aprendizagem no cotidiano da criança. Além disso, para que a convivência seja boa, permita que seu filho expresse sua opinião, antes de proibir qualquer atitude.

A melhor maneira de lidar com as crianças em casa durante as férias é melhorar a rotina delas, praticando assim atividades positivas com elas. Embora na prática pareça complicado, veja as melhores dicas agora!

Dicas como lidar crianças em casa nas férias

Como lidar com as crianças em casa na temporada de férias
Imagem: Divulgação.

1. Relaxar é bom

Os pais precisam aprender a relaxar e assim dar exemplos para os filhos relaxar também. Em certas situação podemos definir o tom de comportamento delas. Então, os acolha mais, pois isso é eficaz para que eles fiquem mais tranquilos.

Para minimizar a ansiedade nas crianças durante as férias trate de compensar o tempo planejando atividades gostosas com ele, principalmente as que chamamos de sensoriais, pois dará a eles toda a estrutura necessária para que consiga se acalmar. Exemplos: Subir em árvores, brincar de tinta, nadar, brincar de cabo de guerra, etc.

2. Seja responsivo com as crianças nas férias

O ato de ser responsivo compreende em entender as necessidades do outro respondendo de maneira eficaz e respeitosa/empática. Um exemplo muito claro é quando você vai ao shopping com a criança e ela te verbaliza que está cansada, mas por um mero prazer próprio você não vai embora e a sobrecarrega de estímulos desnecessários.

Com isso, ser responsivo também inclui você adentrar ao ambiente da criança, na brincadeira e permitindo então com que ela possa se expressar sem dificuldades, permitindo que você participe da brincadeira.

3. Construa o ambiente mais próximo

As férias podem fazer a casa ficar meio bagunçada e confusa, e nesse momento os pais devem desempenhar um papel importante na assistência para com os filhos, principalmente emocional.

Para reproduzir proximidade tome cuidado com a criança. Uma ótima atitude é colocá-lo para dormir seguindo um ritual positivo todos os dias das férias, uma boa maneira de lidar com as crianças em casa.

Construir um ambiente mais próximo está ligado diretamente a ser um ambiente respeitoso, com comunicação. Portanto, estabeleça momentos durante o dia de trocas entre pais e filhos.

4. Alimentação

Férias é sinônimo de uma dieta pouco saudável, e os pais tem que tomar cuidados com isso também.

E uma dieta não regulamentada e insalubre pode contribuir para noites sem dormir, criando ainda mais estresse e ansiedade nas crianças.

Quando possível, oferecer lanches saudáveis, tais como salada de frutas, queijo branco, espetos, tomate-cereja e pão integral, pipoca, milho cozido, sanduíche de patê, limite biscoitos doces. Tenha sempre um opção saudável e que seus filhos possam participar desta construção.

A nutrição inadequada afeta diretamente o sono e estado de alerta da criança. Por isso, o açúcar deve ser cortado a noite, por exemplo. Se você tem dificuldade em montar um cardápio para as crianças nas férias procure um profissional habilitado para isso, no caso o nutricionista. Clique aqui para saber sobre o assunto.

5. Atividades ao ar livre

Ar fresco, exercício e conexão para impulsionar o modo que pode aliviar o estresse e ansiedade das crianças. Certifique-se de agendar algum tempo para o seu filho para estar ao ar livre para correr ao redor e brincar.

Como sempre, as atividades de psicomotricidade devem ser exploradas pelos pais nos ambientes mais livres e abertos. Para mais dicas sobre estas atividades, veja em: Dicas de Jogos e brincadeiras de Psicomotricidade.

6. Evitar uma programação excessiva


Por mais tentador que seja aceitar todos os convites de amigos e familiares, tente organizar festas e eventos para que você e seu filho não se sintam sobrecarregados. Uma ou duas coisas por semana podem ser boas, não mais que isso. Entretanto, atente-se aos sinais que as suas crianças nas férias lhe dão.

Evite atividades quando o seu filho está sobrecarregado, com sono, fome, etc.

7. Peça ajuda ao seu filho

As crianças adoram ajudar seus pais, especialmente se eles recebem um monte de elogios e clientes.

Se você precisa ir às compras, peça ao seu filho para ajudá-lo a encontrar um item na loja, se você estiver preparando o jantar, peça ajuda na mesa.

Ao dar ao seu filho uma tarefa, você não só vai aumentar sua autoestima, mas também distraí-los, e ajudar a prevenir o estresse e ansiedade durante as férias.

É importante deixar tudo mais próximas delas, para que possam se acostumar a fazer certas coisas sozinhas, claro que de acordo com a idade.

É uma atividade que cria conexões, importante para o seu desenvolvimento.

8. Planeiem atividades juntos e individuais

Caminhar na natureza, longe do barulho, das multidões e das obrigações? É importante que vocês tenham o momento juntos, mas também que você integrante da família tenha o seu momento. Isso inclui planejamento com toda família.

O início das férias escolares não é para assustar, você não pode planejar de acordo com o horário disponível para todos. Se você planejou uma viagem, se você vai receber visitantes, se você só usar a sua casa de família, independentemente da condição, relaxar e se divertir com a sua família.

Além das dicas acima, veja o vídeo para mais ideias.

Dicas para crianças nas férias (vídeo ilustrativo)

Gostou do nosso conteúdo? Se inscreva para receber as novidades e compartilhe nas redes sociais!

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário