Desenvolvimento infantil: Características e comportamento infantil
O desenvolvimento infantil e o comportamento é influenciado pelo ambiente, bem como por diversos outros detalhes, confira!
O desenvolvimento infantil é com o tempo, uma mudança na estrutura, no pensamento e comportamento de um indivíduo, influenciado pelo ambiente, bem como por diversos outros detalhes. Além disso, o desenvolvimento infantil pode ser destacado como o processo que começa na concepção e vai até a fase adulta. No entanto, a vida da criança, é também o desenvolvimento do corpo, como a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança.
Teorias do desenvolvimento infantil quais as principais?
Patricia Miller fala bastante sobre o desenvolvimento infantil, porém trata dele na maioria das vezes na parte física, ósseo, e na organização do desenvolvimento da criança. Entretanto, essa é somente uma das vertentes de teorias estudadas por profissionais em sua formação. É também estudada as vertentes psicanalíticas mencionadas por Sigmund Freud e Erik Erikson, sobre a perspectiva do condicionamento e da aprendizagem social.
Piaget, por sua vez, inclui o desenvolvimento infantil pela adaptação no mundo, através do processo de adaptação com base nas estratégias de ações mentais ou físicas. Além disso, e também abordando e o equilíbrio como função fundamental para nossos pequenos. Mas, nos estudos observamos que existem quatro aspectos importantes, ou seja estágios do desenvolvimento Infantil:
- Práticas sensorial-motora (0 a 2 anos),
- Pré-operatórios (de 2 a 7 anos),
- Operações concretas (7 a 11 anos),
- Operações formais (12 anos em diante).
Características do desenvolvimento infantil
1. Sensorial-motor (0 a 2 anos)
A criança nesse estágio realiza o processo básico de adaptação para tentar compreender o mundo ao seu redor. Sobretudo, assimila a informação, limitando-se em uma série de estratégias sensoriais-motoras, de suas experiências.
A coordenação motora, nessa fase, é compensada, e a criança aprende a diferenciar os objetos de seu próprio corpo, e os pensamentos atinge o concreto. É nessa fase que há uma melhora em suas habilidades e função oferecidas pela maturação do sistema nervoso central.
2. Pré-operatório (2 a 7 anos)
Está é a fase dos símbolos, onde a crianças se familiarizam com aspectos do comportamento. Neste caso as crianças começam a jogar e fazer brincadeiras, porém, o egocentrismo aparece, ou seja, o pensamento da criança se torna egocêntrico. É também aqui que a linguagem da criança se apresenta mais sociáveis, e começa as dramatizações.
3. Operações concretas (7 a 11 anos)
O desenvolvimento intelectual da criança se processa por meio de uma série de estágios, de acordo com Piaget, cada estágio é caracterizado com base em uma estrutura cognitiva específica. Nesse contexto, os quatro estágios principais, que obedecem a uma ordem sequencial, que são: sensório-motor, pré-operatório, das operações concretas e formais.
4. Operações formais (12 anos em diante)
De acordo com Piaget ainda, as mudanças agora são na adolescência, onde o indivíduo começa a pensar mais sobre si mesmo. Além disso, seus relacionamentos pessoais são aflorados e concluem a natureza da sociedade, bem como o desenvolvimento de uma nova estrutura lógica.
Desenvolvimento infantil do cérebro
Cada vez que falamos sobre o desenvolvimento infantil, devemos também nos lembrar que o cérebro é uma das principais partes a desenvolver-se. Sua formação vem desde o útero, no início da vida, ou seja, começa através de sua concepção. Sobretudo, algumas etapas do desenvolvimento do cérebro devem ser avaliadas.
De início o cérebro vai sofrer várias transformações, anatômicas e funcionais, desde a fase pré-natal até o início da vida adulta. Já na terceira semana de gestação, o cérebro começa a se estabelecer. Contudo, o sistema nervoso central (SNC) surge com inúmeras células chamadas de placas neurais. É aí que começa a transformam e se completam com o tubo neural.
A partir desse esquema, o cérebro e a medula espinhal começam a se desenvolver constantemente, visto que o volume do cérebro aumenta estimadamente. Na parte superior do tubo neural se formarão as três partes que são: o cérebro anterior, cérebro médio e rombencéfalo, que ficarão em lugares diferentes no cérebro dos humanos.
Comportamento infantil características
As maiores reclamações dos pais perante o comportamento infantil é a teimosia, mas vale a pena ter bastante paciência em certas idades da criança, pois isso é fácil de desenvolver. A criança tem uma grande capacidade de insistir em algo, mas está é uma característica boa, que com o passar do tempo, pode ser aliada do desenvolvimento. Por outro lado, é necessário assumir o compromisso de estimular está criança para que chegue a fase adulto ainda mais motivada.
Mas, o que é importante fazer com uma criança sobre esse tipo de comportamento? Tanto entre ele, bem como todos os outros da família devem ter extrema paciência e inteligencia psicológica. Então, é preciso analisar qual o sentimento da criança em relação a isso tudo, e se questionar o porquê de tal comportamento insistente. Tente ensinar as crianças a compreender suas emoções, do mesmo modo, entender quais os motivos delas e tentar definir limites claros sobre isso. Além de tudo, não se sentir provocada com qualquer atitude que a criança possa tomar nessa fase.
Existem também as birras, que requer atenção. Elas ocorrem e devemos impor limites nesse comportamento o mais rápido possível. Além disso, sabe-se que a melhor maneira de sair dessa situação é através da estimulação. Fique atento ao comportamento infantil, para que consiga manter uma comunicação entre filhos e pais.
Muitos pais encontram dificuldade para reagir em referência a alguns tipos de comportamentos, portanto ter calma é a melhor solução. Tente abster-se de irritabilidade, e sem gritos ou ameaças, obtenha assim um resultado construtivo ou positivo perante esse comportamento.
Como as brincadeiras podem ajudar e estimular o desenvolvimento infantil?
Através de brincadeiras os pais podem ensinar muito as crianças. O desenvolvimento da criança é traçado desde pequeno, então, brincar com elas pode ser uma tática eficiente para organizar seus pensamentos e ajustar o comportamento nocivo.
O que a criança aprender com as brincadeiras?
Raciocinar antes de tomar decisões, antes de qualquer ação de agir, planejar e traçar objetivos. As brincadeiras, exercitam a atenção, fazem as crianças ter mais flexibilidade e controle emocional. Todas essas ações demostram habilidades consideradas essenciais na vida adulta.
O desenvolvimento infantil através de brincadeiras é um método eficiente para os pais, professores e cuidadores de todas as crianças, para que estás possam desenvolver ainda melhor as principais habilidades para a vida.