Educação respeitosa: O que é? Como Praticar? Entenda

A educação respeitosa vai além de respeitar apenas o seu filho (a). Ela é uma educação onde você precisa respeitar a si. No artigo abaixo você confere as principais características e como praticar.

O que é educação respeitosa?

Como o seu próprio nome já diz, ela vem da base do respeito. E quando temos o respeito automaticamente você cria comunicação entre todos os integrantes do seu clã (família), bem como vínculo e colaboração. A educação respeitosa assim como toda educação deve se iniciar desde sempre, principalmente nos primeiros mil dias de uma criança. Você deve estar se perguntando por que nos primeiros mil dias. E eu te explico rapidamente.

Acontece que nos primeiros mil dias de uma criança, conexões cerebrais são criadas. Em torno de mil novas conexões por segundo. Essas conexões vão ajudar na aprendizagem (sobre tudo) e contribuirão para o funcionamento do cérebro em todas as suas capacidades, ou seja, incluindo a socialização, a afetividade, um cérebro maduro. E para finalizar, essa é uma velocidade de conexão que você não vê em mais idade alguma, somente neste período de vida.

Retomando, a educação respeitosa tem como objetivo educar com respeito e não obediência, como acontece na grande parte das pessoas hoje em dia. A diferença que se dá entre uma pedagogia nebulosa e pedagogia respeitosa ou educação respeitosa é que:

  • Na educação nebulosa, as crianças não tem necessidades ou a necessidade afetiva/emocional que ela tem é entendida pelo adulto como ele quer. O que ela expressa são manias e manipulações. Ou seja, em nenhum momento o que você sente é validado.
  • Em contrapartida, na educação respeitosa ou não violenta, a criança expressa as suas necessidades através de ações. Tais ações que não se classificam como manias e nem manipulações. A todo o momento o que se sente é validado pelo adulto cuidador.

E ao contrário do que muitos pensam, ela não apareceu do nada. Ela foi estudada a partir da educação não violenta, Método Kazdin, disciplina positiva, educação emocional e a investigação apreciativa.

Livro para entender a educação respeitosa

Maya Eigenmann (Pedagogoga e educadora parental)

Link para o livro: https://amzn.to/3BXHqSl

Educação respeitosa e validação de sentimento

Imagine que você teve uma torção, uma fratura e imediatamente você vai ao médico, obviamente. Chegando lá, ele só receita um remédio para dor e diz que não foi nada. Como você se sente? Desvalidado. Isso causa em você sentimentos que você até sabe lidar (para os adultos com habilidades emocionais), mas que a sua criança não saberia.

É o que acontece quando se tem a birra de uma criança. O que é uma birra vista de fora? Uma ação motora. Isso parte do princípio que ela não tem maturidade cerebral para lidar com qualquer tipo de situação que a tire da sua regulação padrão. E o que, nós, adultos temos que fazer? Validar esse sentimento. Como? Com colo, com apego desde que ela permita. Está aí uma forma de praticar a educação respeitosa.

Dar broncas nesse momento da birra não vai ajudar, porque o nível de cortisol (hormônio do estresse) já está tão alto naquele corpo que, qualquer grito a mais que se tenha só vai aumentá-lo. Isso não ajudará ela se acalmar.

Portanto, quebrar esse paradigma que não devemos dar colo para as crianças ainda é muito complicado. Assim como, entender que a criança pode ter raiva, ciúmes do amigo não é mau comportamento, muito pelo contrário, é genuíno, é o que ela está sentindo naquele momento.

A educação respeitosa é uma educação onde passar pela vida de uma forma não agressiva é redução de danos. Desta forma, essas crianças chegarão a vida adulta com habilidades emocionais.

Todas essas informações estão detalhadamente explicadas no livro “A raiva não educa. A calma educa” da autora Maya Eigenmann. E que você pode comprar clicando no link abaixo. Lembrando que você comprando através de nossos links nós ganhamos uma comissão sem nenhum custo adicional para você.

Como praticar?

Entendendo primeiramente que a infância é um lugar para erros e experimentações. E o erro está nos adultos banirem as crianças pelos erros que elas organicamente vão cometer.

– Uma das maneiras mais importantes de você praticar a educação respeitosa é não repetir o padrão que você recebeu na sua infância sentindo que este foi nocivo para você;

– Acolha a sua criança sempre sentir que há uma oscilação em seu comportamento e em qualquer outra ocasião. Lembre se que você consola o seu amigo quando ele está triste. Da mesma forma, por que não acolher a sua criança também?

– Explore os sentimentos com a sua criança. Isso inclui mostrar o que se sente quando está bravo, com raiva feliz, por meio da sua criatividade;

– Compreenda os processos internos da criança e o desenvolvimento infantil! Uma pessoa só tem o cérebro madura depois que atinge a sua fase adulta, uma criança não tem mecanismos para lidar com todos os sentimentos que sente. Você precisa ajudar.

educação respeitosa
Divulgação: Imagem de Hai Nguyen Tien por Pixabay

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Veja também
12 dicas de como praticar a educação respeitosa
Deixe seu comentário