Histórias infantis para dormir: leia historinhas para os pequenos

Uma história bem contata atrai a atenção de adultos e crianças, ler histórias infantis para ninar seu filho pode ser o começo do aprendizado dele.

Uma história infantil bem contata atrai a atenção de adultos e crianças e ler histórias infantis para ninar seu filho pode ser o começo do aprendizado dele.

As historias infantis, que são várias, devem fazer parte da vida da criança, por sua vez, quanto mais contato tiver com a leitura mais integração terá com esse universo dos livros no futuro.

Nosso artigo trará a vocês algumas dessas histórias infantis, leia para seu filho na hora dele dormir, confiram!

Qual a importância da leitura de histórias infantis?

Primeiramente, como já foi dito, a partir do momento que conta uma história para seu filho dormir, está incentivando ele à leitura. Vale à pena lembrar que a boa leitura é um fator determinante no futuro profissional de qualquer indivíduo.

No entanto, é através da leitura que a criança e o adulto aprendem novas informações, tem contato profundo com expressões da linguagem e aguçam a imaginação.

A leitura de histórias infantis para as crianças levam-nas a terem mais contato com um mundo cheio de criatividade, portanto, se aprofundando cada vez mais em uma história, criam em suas mentes um universo cheio de fantasia.

Concentração…

A concentração também é um fator de suma importância para a criança, visto que ao iniciar uma história para seu filho precisará se concentrar bastante no que você está dizendo através da leitura.

Além disso, ele pode conhecer palavras novas e questioná-las, caso não as conheça, e estar sempre atento as nuances do enredo. Provando que consegue aprender a interpretar o que está sendo lido.

É como aprender a ler sem que esteja de fato lendo cada frase, mas sim as ouvindo você pronunciando cada uma delas.

Onde encontrar histórias infantis

Existem inúmeras histórias para a criança ouvir, ou iniciar o processo de aprendizagem delas na leitura. Sendo assim, você pode encontrar histórias que vão desde fabulas famosas, contos populares e clássicas, bem como as baseadas em filmes e livros antigos.

Além disso, agora com a tecnologia avançada e os meios de comunicação, como a internet, você consegue encontrar as historinhas em PDF, vídeos no Youtube, ou mesmo pequenos contos online para ler para seu filho até que ele adormeça.

Histórias infantis, são ótimas para ninar, aprender e ter contato com o mundo das crianças. Então, separamos as melhores histórias infantis para contar para seu filho em uma leitura agradável.

Leia também: O que é Saúde da criança?Confira todos os detalhes

3 Histórias infantis para dormir

1. Os sete cabritinhos

Os setes cabritinhos. Imagem: Ilustrativa.

“Os sete cabritinhos” é a história de uma cabra, que tinha sete cabritinhos, uma mãe que amava muitos seus filhinhos, mas certo dia teve que ir a floresta em busca de comida. Contudo, faz recomendações sobre os perigos de saírem atrás dela pela floresta.

– Tenho de ir à floresta, meus queridinhos, e vocês devem tomar muito cuidado com o lobo, que é muito mal e perigoso. Se ele entrar aqui em casa, devorarão vocês todos, inteirinhos, da cabeça aos pés. Ele muitas vezes se disfarça, mas é fácil reconhecê-lo logo, por sua voz áspera e seus pés muito pretos.

Leia a história por completo:

Era uma vez uma cabra que tinha sete cabritinhos filhotes, sobretudo, ela os amava com todo o amor que uma mãe ama seus filhos. Certa vez, ela teve de ir à floresta em busca de alimento e recomendou algo muito importante aos sete cabritinhos.

Cabra:

– Filhos queridos, preciso ir à floresta, e vocês terão de ficar sozinhos e devem tomar muito cuidado com o lobo, que por sua vez é muito perigoso. Se ele entrar aqui em casa, devorará vocês todos, da cabeça aos pés, inteirinhos. Às vezes ele se disfarça, mas é fácil reconhecê-lo logo, tem uma voz áspera e seus pés muito pretos.

Cabritinhos:

– Iremos tomar muito cuidado, mamãezinha – dizem os cabritinhos. – Pode ir tranquila.

A cabra estando menos preocupada, foi-se pelo caminho e entrou na floreta. Passaram alguns minutos e alguém bateu na porta de entrada da casa e disse:

– Abram, meus filhos. É sua mãe que voltou, e trouxe para vocês muitas gostosuras.

Os cabritinhos, no entanto, perceberam que aquela voz era grosseira e bastante desagradável para ser a voz de sua mãe.

– Não abrimos, não! – gritaram os cabritinhos  de dentro da casa – Você não é a nossa mãe! A nossa mamãe tem uma voz doce, suave, e não essa sua voz feia e grosseira

O lobo saindo para o armazém e comprou uma boa quantidade de giz e comeu, para que assim afinar sua voz. E logo após isso, tornou a ir bater na casa de Dona Cabra, que estavam os cabritinhos, dizendo em alta voz:

– Abram, meus filhos. É sua mãe que voltou, e trouxe para vocês muitas gostosuras. A saber, seus pés, porém, apareciam debaixo da porta, e os cabritinhos viram que eram pés pretos e falaram em alta voz:

– Não vamos abrir a porta! Nossa mãe não tem os pés pretos como os seus. Você, com certeza é o lobo!

O lobo então se dirigiu a uma padaria e pediu ao padeiro:

– Esfregue um pouco de massa de pão em meus pés, pois estão machucados. Passe também um pouco de farinha de trigo para que eles fiquem curados.

E ele voltou à casa de Dona Cabra, batendo em sua porta e gritando:

– Abram, meus filhos. É sua mãe que voltou, e trouxe para vocês muitas gostosuras da floresta.

Cabritinhos:

– Então, mostre primeiro seus pés!

E os cabritinhos, vendo os pés eram brancos, acreditaram e abriram de uma vez a porta. E quem apareceu foi o lobo! Os cabritinhos aterrorizados tentaram se esconder.

O primeiro foi para debaixo da mesa, o segundo foi para debaixo da cama, o terceiro no forno, o quarto ficará na cozinha, o quinto no armário, o sexto debaixo do tanuque de lavar roupa, o sétimo na caixa do relógio.

Mas, de nada adiantou…

O lobo encontrou todos eles e colocou um a um em seu saco para poder devorá-los mais tarde. No entanto, um único que conseguiu escapar foi o cabritinho caçula, que estava na caixa do relógio e conseguiu escapar.

Depois de tanta bagunça e correria o lobo adormeceu, pois ficará cansado. Dormiu debaixo de uma árvore. Mas, logo depois, a cabra voltou para casa.

A porta da rua estava escancarada, a mesa, as cadeiras e os bancos revirados, o tanque de lavar roupa despedaçada, as colchas e os lençóis atirados ao chão. Um ambiente de muita bagunça.

Dona Cabra procurou os filhos em toda a parte da casa, mas não os encontrou em lugar algum. Chamou-os, pelo nome em voz bem alta, mas nada deles aparecerem. Por fim, ouviu a voz do caçula, uma voz muito fraquinha, dizendo:

– Estou na caixa do relógio, mamãe!

Ela o tirou de lá, e o cabritinho contou-lhe o que de fato havia ocorrido. E a cabra sem saber o que fazer, desorientada, saiu de casa correndo com seu único filho que ainda lhe restava.

Mas, pouco a frente avistou, o lobo dormindo embaixo de uma árvore, e roncando tão alto, tão alto, que até os galhos da árvore se balançavam.

Já de primeira vista notou que havia um saco enorme e que alguma coisa estava se movendo dentro dele.

– Meu filhinhos! – disse dona cabra.

E com isso, mandou, seu caçula correr até sua casa, buscar uma tesoura, uma agulha e linha. O cabritinho foi e voltou rapidamente.

As presas Dona Cabra cortou o saco e, em pouco tempo, os seis cabritinhos estavam livres.

Vendo todos os seus filhos salvos disse:

– Tragam pedras bem grandes, para enchermos este saco enquanto ele ainda estiver dormindo. Assim ele nem vai perceber!

Os sete cabritinhos trouxeram as pedras colocaram-nas no saco, sem acordar o lobo. A mãe, sem perda de tempo, costurou o saco e tratou de fugir o mais depressa que pôde.

Quando o lobo acordou e levantou-se e sentiu muita sede, tratou de ir a um poço beber água levando o saco com o que ele pensava ser os cabritinhos.

E quando chegou ao poço, ele acabou escorregando para dentro dele! O saco estava bem mais pesado do que ele esperava e acabou desequilibrando-o!

2. O Flautista de Hamelin

  O flautista é uma história muito divertida para contar para a criança dormir. Começa em uma cidade chamada Hamelin, onde acontece algo muito estranho com seus habitantes. Quando saíram de suas casas, encontraram espalhados pelas ruas e avenidas milhares de ratos devorando, insaciáveis, todos os grãos dos celeiros e a comida de suas despensas.

Acompanhe o desfecho.

 3. O Patinho Feio 

Histórias para  dormir: O patinho Feio.
Imagem: Ilustrativa.

A história é um clássico que desde sempre acompanha nossos pais e agora nossos filhos. Uma história de superação e força de uma patinha que se achava feio, mas que ao final se transforma em um lindo cisne.

Acompanhe o desfecho aqui!

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
1 comentário
  • Responder

    Ola, não me importo nao!tema é MH HealthMag

Deixe seu comentário