Método Montessori: O que é, quem criou e como usar

A educação montessoriana teve seu desenvolvimento a partir da evolução da criança.

Basicamente o Método Montessori é um conjunto de teorias e práticas com matérias didáticas que foram idealizadas pela italiana Maria Montessori. Venha conhecer mais profundamente o que é e como usar adequadamente.

Maria Montessori criada do método

A Maria Montessori foi educadora, pedagoga e médica na Itália. Foi ela a criadora do Método Montessori que ficou conhecido também como o método educativo que trabalha para o melhor desenvolvimento da criança. Sobretudo, o Método Montessori é usado até hoje em diversas escolas ao redor do mundo.

De acordo com Maria Montessori seu método tem grande importância para o estimulo físico e mental dos pequenos. A educadora amplia a liberdade e disciplina, colocando-as em total equilíbrio na educação infantil. A italiana fez adaptações que amplia a auto-educação e diminui a interferência dos professores na aprendizagem, veja como!

O que é o Método Montessori e como funciona

Saiba como o Método Montessori funciona, o que é, quem criou e como usar.
Método Montessori. Imagem: Divulgação.

A educação montessoriana teve seu desenvolvimento a partir da evolução da criança. Mantém seu foco na auto-educação, educação cósmica, educação como ciência e ambiente preparado para que o desenvolvimento infantil seja equilibrado. Para entender melhor como funciona devemos nos atentar ao artigo.

Segundo o próprio método ele é fundamento nessas categorias, chamadas de pilares. Sendo assim, criando através da observação infantil, em um ambiente preparado, bem como adultos.

A princípio devemos preparar o adulto para lidar com a criança e o ambiente para que ela possa se desenvolver. Desse modo chegamos ao equilíbrio na escola e em casa também.  Muitas mães têm receios de enfrentar a idade da birra, em que as crianças que atingem seus 2 anos iniciam. Na educação montessoriana isso não existe, pois todo o comportamento está impelido a algo.

Leia também: Dicas de atividades e brincadeiras para crianças de 0 a 5 anos

Vamos aos pontos cruciais do método?

1. Ambiente organizado

Este é o primeiro ponto importante para organizar o método montessoriano e iniciar com seu filho. As escolas que lidam com esse método, deixam no ambiente mais palpável para as crianças. Uma vez que todos os materiais ficam disponíveis.

De acordo com o método Montessoriano os materiais devem ser colocados bem organizados, visto que a aprendizagem que tenha como objetivo a organização. A aprendizagem necessita da organização para funcionar.

A partir do momento que a criança organiza um bloco, um conjunto de objetos ela aprende a organizar estruturas que estão desorganizadas.

2. Uso de materiais da vida na prática

O uso de materiais e utensílios da vida pratica como vassouras, panelas e talheres são essenciais para o desenvolvimento através do método montessoriano. No entanto é importante que esses materiais sejam de tamanho adequado, visto que são as crianças que irão manipulá-los.

Além disso, esses materiais ficam disponíveis para as crianças em sala de aula, por sua vez, elas que escolhem qual atividade quer desenvolver. Para exemplificar a criança pode escolher trabalhar com as panelas e a louça.

Sendo assim, ela começa a desenvolver o trabalho que ela acredita ser um trabalho do cotidiano comum, da vida prática. Ela pode Lavar abrir os armários, varrer o ambiente entre outras coisas. Enfim, um processo de organização que também pode ser feito com blocos e outros materiais.

Quais materiais usamos no método Montessori?

São usados materiais da vida prática, materiais de alfabetização, materiais de lógica e os da vida cotidiana.

3. Alunos de diferentes idades

Os pais até se surpreendem com uma sala de aula com alunos de idades diferentes. Mas, no Método Montessori é assim que funcionam, crianças de diferentes idades no mesmo grupo de aprendizagem. De acordo com a teoria montessoriana este contexto de sociedade educa e transforma os pequenos. As diferentes formas de interação podem ensinar e dar novas experiências.

O método é interacionista, portanto a realidade em convivência  é determinante quanto a qualidade do aprendizado.

4. Professor

O adulto preparado que está na sala de aula trabalhando como professor, tem a função de acompanhar a ação da criança e participa organizando  e orientando e fazendo parte do contexto de aprendizado.

De acordo com Montessori o adulto preparado pode contribuir através de experiências já vividas contribuindo como participante de uma nova estruturação. O professor no método Montessori não corrige, mas observe e contorna um processo de aprendizagem.

5. Material multi sensorial

A princípio os materiais estarão divididos em categorias, para que haja uma melhor organização.

  • Manipulativos: aprendizagem através das mãos.
  • Sensoriais: através dos sentidos e da experimentação.
  • Lúdicos: divertimentos.
  • Repetitivos: aprendem a partir da repetição e constância.
  • Motor de aprendizagem: fundamental no método Montessori.
  • Progressivos: permitem realizar exercícios gradualmente até a maior dificuldade.
  • Materiais de linguagem
  • Matemática

Elementos naturais como madeira, vidro… para trabalhar com esquemas, texturas, equilíbrio, reconhecimento visual.

6. Convivência

A convivência e o respeito ao próximo é mais um dos pilares principais na teoria do método de Montessori. Isso se dá através da relação e coexistência do professor e aluno. O professor não levanta o tom de voz, e caso precise, não o faz, mas desenvolver diferentes técnicas para manter o controle.Ações que faz as crianças perceberem o contexto social em que tenha mais pessoas existente com ela, com cuidado e afeto.

7. Sem premiação

Não há prêmios no método de Montessori, sobretudo não há nem elogio, isso porque a aprendizagem deve ser a maior gratificação e motivação para acriança. A motivação deve ser interna e não externa, por ações feitas pode ele mesmo. O indivíduo deve interagir com o meio e equilibra-se com este meio.

Com quem pode usar o método montessoriano?

De acordo com Montessori, a criança deve se auto-motivar e a motivação dela é através do aprendizado. Em outras palavras o amor vem pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem.

Sendo assim todos ao nascer tem com eles características para desenvolvem, e isso ocorre entre zero e seis anos. O método Montessori está sendo desenvolvido em em escolas, escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e lares por diversas pessoas.

Além de clínicas de repouso que aderiram e aproveitam características do método para tratá-lo de demência e Alzheimer. Para finalizar, o método Montessori foi o qual estudaram os criadores da Amazon, do Google e da Wikipedia.

Assista ao documentário criado pela BBC, da série “Mulheres Extraordinárias” sobre Maria Montessori.

https://www.youtube.com/watch?v=TXqeTYHn0p4
Vídeo divulgação: Maria Montessori.

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário