Musicalização infantil: o que é, atividades, benefícios

Confira os benefícios das aulas Musicalização infantil. veja o que é e as atividades.

A música sempre foi uma das melhores atividades que o humano tem a oferecer, a musicalização infantil, no que lhe diz respeito, é uma forma de expandir grandes benefícios a nossos pequenos.  Acompanhem nesse artigo quais os benefícios que a atividade de musicalização infantil pode nos proporcionar.

 O que é Musicalização Infantil

A música está extremamente ligada a nos humanos, já nascemos, em muitos casos, ouvindo canções para ninar. A musicalização infantil vem através de um professor que trabalha com música para ensinar. Entretanto, esse profissional é encontrado na pré-escola e oferece a nossos filhos um mundo cheio de atividades que refletem em sua sensibilidade.

A Musicalização Infantil é, entre outras coisas, um grandioso instrumento para a educação. Portanto, é de grande utilidade para que a criança consiga desenvolver a sensibilidade musical, a concentração, a sociabilização, a coordenação motora, a acuidade auditiva, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional. Além disso, uma ótima forma de adquirir o respeito para com ele mesmo e o grupo.

A musicalização infantil é nada mais que brincar através de um processo que mexe com o desenvolvimento da criança. Sobretudo, proporciona também inúmeros benefícios para seu crescimento como individuo. Na maioria dos casos a aula de música para os pequenos é a hora que eles mais se divertem e se entretém. Mas, devemos levar isso como o encontro da realidade cultural da música, bem como encarar como uma matéria relevante para nossa vida.

Atividades da aula de musicalização infantil

As principais atividades da musicalização infantil gira em torno da vivência musical, sonora e rítmica demonstrada para as crianças através de brincadeiras. Além disso, os profissionais se utilizam de jogos divertidos para tornar a aula ainda mais pratica e motivadora para as crianças.

Ensinar música para as crianças é um desafio válido, mas também prazeroso. O processo consistente em transmitir para eles, de maneira simples, alegria e diversão. A criança que entra nesse universo da música e evidencia música, canto e instrumentos novos.

O aluno vai começar a desenvolver noções de ritmo, timbre, intensidade, altura e tempo musical. Entretanto, estudam-se também conceitos musicais, coordenação motora, a inteligência musical, colaboração mútua, imaginação, o trabalho em grupo, a liderança e a criatividade.

Como trabalhar com as atividades

Musicalização infantil: o que é, atividades, benefícios

Basicamente, a aula de musicalização infantil é feita em grupos na sala de aula dentro da escola. Portanto, será feita a partir de uma metodologia, uma vez que dependendo da idade as aulas serão diferentes. A musicalização trabalha de forma lúdica, sem que seja uma exigência e nunca com imposição. Isto é bastante importante, pois a criança tem que ter prazer em participar das aulas.

Recursos usados

O ambiente para a aula deve ser um local bastante confortável, com um tapete que aconchegue  as crianças, bem como que elas possam tirar os sapatos e se sentirem confortáveis. Primeiramente, os materiais devem ser atrativos, então escolha instrumentos coloridos e divertidos para que se mantenham focados.

Os principais instrumentos utilizados, e o que elas adoram, são os de percussão. Escolha alguns, mas certifique de pegar os de tamanho menores. As crianças carecem de se familiarizar primeiro com os instrumentos, logo após isso, é só começar a aula.

Use os seguintes instrumentos:

  •  Tambores,
  • Chocalhos,
  • Reco-recos,
  • Ganzás,
  • Triângulos,
  • Pratos
  • Meia lua e Pandeiros e outros.

Com esses instrumentos a criança que participa da aula de musicalização infantil faz exercícios de rítmica. Sendo assim, podem explorar as diferenças dos sons nos diversos. As atividades não param por aí, as crianças podem deitar no tapete e relaxar ouvindo canções e assim trabalhar a delimitação do espaço.

Trabalhe com a textura e bolas coloridas

Com tecidos, lenços ou panos a criança pode exercitar e trabalhar movimentos através de acompanhamento de canções do nosso cotidiano. A atividade pode ser feita bolas coloridas de tamanhos e texturas diferentes. Pegue uma música fácil e ensine os pequenos a cantar, depois toque para eles encanto fazem movimentos com as bolas, ou um passar para o outro até que a musica pare.

O professor pode trabalhar o conceito através de movimentar o corpo, na música como, por exemplo, o pulsar com música. Outra maneira interessante de trabalhar música com as crianças é fazer bolinhas de sabão, enquanto o professor canta uma canção e elas podem e cantam e dançam as músicas.

Benefícios da musicalização infantil

Os benefícios do aprendizado musical, são vários, entre um deles a melhor qualidade de vida, através de recurso pedagógico na musicalização infantil, veja!

1. Desenvolvimento da cognição

Desenvolve a memória, criatividade, motricidade, concentração e o foco.

2.  Desenvolver a musicalidade

A criança que participa da aula de musicalização infantil desenvolve, em alguns casos a habilidades em setores musicais, ou seja, no canto e podem aprender a tocar instrumentos também.

3. Coordenação motora

Estudando o ritmo com a movimentação do corpo da criança podemos desenvolver a coordenação motora e a Psicomotricidade.

4. Desenvolvimento da fala e do vocabulário

Quando trabalhamos a melodia, através do canto, trabalhamos o desenvolvimento da fala e de um vocabulário na criança.

5. Raciocínio

A improvisação gera na criança mais agilidade do raciocínio lógico além da capacidade de concentração para desenvolver o improviso.

6. Socialização

Para finalizar, as aulas geralmente são em grupo com todas as crianças cantando junto. Isso é bastante importante e os pequenos aprendem a sociabilizar e trabalhar em equipe. A criança aprendem também a interagir com os demais e os professores tudo através da aulas de musicalização infantil.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
2 comentários
  • Responder

    Ola bom dia !
    gostei muito deste trabalho, gostaria de ter mais informação
    pois, trabalho nesta Área

    • Responder

      Boa tarde, José
      Em como posso te auxiliar?

Deixe seu comentário