Saúde ocupacional: saiba onde buscar e o que é

Saúde ocupacional saiba o que é e onde procurar essa ajuda em ações e programas.

É importante entender, conhecer e se informar melhor sobre saúde ocupacional, para manter o bem estar de sua empresa.

O que o empregador pode fazer para prevenir que seus funcionários não fiquem doentes? É importante entender melhor o que de fato pode ser feito quanto à saúde ocupacional em uma empresa. Para que assim não se sujeite a doenças e encontre benefícios em suas atividades.

Segurança e saúde ocupacional se relacionam entre si. Portanto, tanto uma quanto a outra significa ter segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas em sua ocupação. A saúde ocupacional também protege o público para que não seja afetado pelo ambiente ocupacional. Por isso, separamos um artigo com as modalidades de saúde ocupacional, o que é e onde pode encontrar.

O que é saúde ocupacional

O conceito de saúde ocupacional, embora seja atual, segue algumas diretrizes da medicina do trabalho tida como recurso para o trabalhador. As mudanças se deram em um aspecto sutil, mas muito importante para o trabalhador. O que antes era visto como remédio, hoje é tratado de maneira preventiva. A saúde ocupacional, em suas mudanças trouxe mais prioridade para o trabalhador, em virtude de prevenir que esse empregado não fique doente enquanto trabalha.

Geralmente as empresas se utilizam de mecanismos e atitudes em ações diretamente voltadas ao colaborador, isto é, o humano que trabalhar em tal empresa. Sobretudo, as empresas devem refletir sobre a importância da saúde ocupacional desse colaborador, pois, a saúde dele é o recurso que ele gera para empresa.

Todo o empregado é uma espécie de recurso humano para a empresa, sendo assim, deve-se avaliar a importância dele para os resultados dessa empresa. Isso se faz através da saúde ocupacional.

Ao passo que ele deve ser cuidado de maneira ímpar, para que assim possa exercer sua função da melhor maneira possível. É para isso, também, que a saúde operacional, foi criada, para estabelecer programas de prevenção entre outras ações.

Programas e ações legais para Saúde ocupacional

Existem os programas legalizados que as empresas precisam atualizar perante a saúde ocupacional. Devem também ser conhecidos de todos os funcionários da empresa. Como o PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, que faz parte da legislação trabalhista.

O programa de ação PPRA Saúde ocupacional visa tornar o ambiente de trabalho um local mais seguro para o trabalhador, bem como levar em consideração todos os tipos de ambientes de trabalho. Sobretudo, é necessário que a variação de ambientes sejam seguros para esse funcionário. Portanto, seja um escritório, uma indústria, maquinário entre outras locações, precisam estar qualificados para a funcionalidade e segurança. Logo, o PPRA é uma avaliação dos riscos ambientais no local de trabalho.

É também o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde que fiscaliza o ambiente através de leis obrigatórias referentes a saúde operacional. Ambos, tratam das exigências discriminadas nas 36 Normas Regulamentadoras (NRs) previstas na Portaria nº 3.214. Através do PCMSO verifica-se quais exames os trabalhadores devem fazer em relação a avaliação do PPRA.

Onde encontrar soluções para a saúde operacional?

Saúde ocupacional: o que é, onde procurar
Imagem: Divulgação.

As pessoas precisam exercer suas atividades no local que estão trabalhando com tranquilidade. É natural que desejam o bem-estar social no ambiente de trabalho, através da saúde, locomoção segura e sem riscos para sua saúde.

Sendo assim, a avaliação do PPRA acontece anualmente, em todas as empresas. Por sua vez, o empregador contrata uma empresa que fará a fiscalização. Então, através de um relatório de riscos essa empresa avalia todos os cuidados que a empresa deve tomar referentes ao empregado. Com o intuito de serem definidos os exames pelo PCMSO.

As empresas devem prestar contas da saúde do trabalhador seja de pequeno, médio e grande porte. O Ministério do Trabalho é o órgão que controla e as normas relativas à qualidade de vida de todos os colaboradores.

Como já dissemos, a segurança no trabalho é benéfica também para a empresa. Uma vez que, ao fornecer um ambiente seguro para a seus funcionários, este exerce as funções de maneira mais tranquila e melhor.

A empresa terá um profissional muito mais motivado para fazer seu trabalho, com mais produtividade. Todos os empregadores devem observar cuidadosamente o ambiente e suas instalações.

Além disso, tomando cuidados e garantir que seus funcionários não corram riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

Quais empresas precisam de PPRA e PCMSO?

É importante encontrar uma empresa de qualidade para esse trabalho, pois é uma exigência das leis trabalhistas. O Programa de Controle de Saúde Ocupacional, estabelece obrigatoriamente sua implementação em diversas empresas.

O controle de Saúde Ocupacional tem como objetivo averiguar precocemente a saúde dos trabalhadores. Além disso, visa e diagnosticar agravamentos dos mesmos.

Ao constatar casos de doenças provenientes dos locais de trabalho e também prevenir dos possíveis riscos irreversíveis a saúde. Mas, será que sua empresa precisa desse documento?

Empresas privadas e publicas são obrigadas a seguir todas as normas que regulamenta para que esteja apta ao funcionamento. Desde a contratação dos empregados até sua demissão.

Os programas de prevenção de acidentes tem o intuito de controlar a saúde de todos.

Espero que tenhamos ajudado na compreensão das regras sobre saúde ocupacional. É prioridade de uma empresa estar integra na lei e regras para evitar maiores problemas.

Gostou? Para mais dicas continue nos acompanhando! Siga-nos no em nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

Leia também ➥

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Veja também
Deixe seu comentário