Animais de estimação para crianças: Como escolher, quais cuidados ter

Muito além do que boa companhia e boas lembranças, animais de estimação trazem consigo a responsabilidade de estimular o desenvolvimento infantil. Isso tudo com muito carinho e diversão.

Porém, você saber como escolher o animal de estimação adequado à criança? E como cuidar?  Se as respostas forem um grande “não” continue a leitura desse artigo e fique por dentro de tudo.

Benefícios do animal de estimação para crianças

Por diversas pesquisas e estudiosos na área já confirmaram os benefícios e vantagens de colocar as crianças em contato com os animais.

Dessa forma, vem a dúvida, de como escolher, e qual bichinho de estimação é o mais recomendado para crianças. Se for o seu caso, continue a leitura e descobriremos juntos.

Entretanto, muitos especialistas e psicólogos indicam que as crianças comecem a ter contato com animais de estimação quando atingirem seus 4 e 5 anos. Pois são quando suas coordenações motoras como o andar, o falar já estão bem desenvolvidas.

Sem contar que durante essa frase as crianças começam a ter mais conhecimento sobre seus atos, como seu corpo e movimentos. Sem dizer que já entendem regras e tem melhor convívio humano, o que facilitar com que a criança tome mais cuidado com o pet.

Porém, vale ressaltar que é aconselhável que crianças tenham contato com animais, através de passeios ao zoológico, animais de amigos, e até mesmo histórias.

Concluímos que, uma criança ter em seu convívio algum animal de estimação, traz consigo alguns benefícios como:

  • A responsabilidade de manter o pet independente de qual seja, feliz, cuidado e alimentado.
  • Fortalece o sistema imunológico, já que pesquisas e estudos provam que esse conviveu reduz os riscos de infecções, asmas, aumentado as barreiras imunológicas das crianças.
  • Unir mais as famílias, já que com sua chegada o cotidiano da família não é o mesmo, seja um dia de chuva, ao acordar, um passeio no parque ou uma viagem.
  • Desenvolvimento socioemocional, já que qualquer conviveu de criança com animais de estimação trazer a criança o amadurecimento de emoções como a confissão, empatia e acima de tudo respeito.

Qual o melhor pet para crianças?

Gatos e cachorros como animais de estimação
Cachorros e gatos lideram a lista dos melhores animais de estimação. (Imagem de divulgação)

Sua mente não para de pensar em qual o melhor animal de estimação para crianças? Já que elas começaram a pedir ou você mesmo quer surpreender, confira abaixo a lista dos melhores.

Entretanto, antes de mais nada e irmos à lista, informamos que tudo dependerá do tamanho da sua residência. Afinal, um cavalo é super recomendado se morar numa casa de campo e quiser treinar o equilíbrio no pequeno.

  • Cachorros sendo o primeiro da lista com sua fidelidade, companheirismo, além do carinho, sendo ótimos companheiros para crianças.
  • Gatos em segundo lugar, pois como são extremamente carinhosos e companheiros, são altamente indicados por especialistas.
  • Aves em terceiro lugar, pois os pássaros levam as crianças a beleza e estimulam contrato com a mãe natureza.
  • Peixes em quarto lugar, entretanto sendo uns dos primeiros animais as crianças a terem, por requerem menos cuidados.
  • Roedores em quinto lugar, mais na lista dos primeiros a terem menos cuidados, porquinho-da-Índia, coelhos e hamster são ideais para crianças.

Como cuidar do animal de estimação para crianças?

Hamster também pode ser um pet! (Divulgação de imagem)

Agora que já sabemos da importância do animal de estimação para crianças e a lista dos melhores animais, que tal vermos os cuidados básicos?

Pois, como estamos falando de animais de estimação para crianças, nada melhor do que a criança ser educada a cuidar do seu pet.

O aconselhado é levar a criança sempre que for dar de comer ou limpar aos animais, assim como suas necessidades básicas como xixi e cocô. E assim gradualmente deixar as crianças efetuarem o serviço.

Dessa forma, o ato acima será efetuado até observa que as crianças já consegue realizar sozinho e/ou sozinha o serviço, assim como, levar para passear se tiver cachorro.

Além disso, será preciso tomar os seguintes cuidados:

  • Levar no veterinário
  • Levar para passear, dependendo da escolha do pet
  • Manter as vacinas em dia
  • Castrar, dependendo do pet

O importante no qual esperamos que esse artigo tenha ajudado com clareza é relata que independente do animal de estimação para criança, essa escolha só é beneficial e vantagens.

Uma criança crescer com a companhia de um animal de estimação segundo os especialistas é se desenvolver com mais autonomia e responsabilidade, sem contar que crescer mais alegres e extremamente carinhosos. Além disso, ajuda no amadurecimento dos pequenos e ganham uma companhia.

O interessante para ter um animal de estimação é que sempre tenha espaço para ele, pois eles são seres da natureza e precisam disso. E mais uma dica, não contribua para o comércio de animais.

Gostou do artigo? Compartilha nas redes sociais e se inscreva para receber os últimos artigos!

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário