Pet Terapia: Saiba o que é e quais benefícios para os pacientes

A Pet Terapia é feita com cães e bastante eficiente no tratamento.

A terapia com Pet vem sendo uma modalidade de terapia comum atualmente. Feita com cães e bastante eficiente no tratamento de algumas doenças.

Essa terapia tem ajudado muitas pessoas, em especial, casos clínicos com problemas neurológicos e também pacientes com depressão.  A pet terapia já é bastante conhecida no meio terapeuta. O tratamento é feito através de um cão que auxilia o paciente na reabilitação metal e também física. Vamos entender melhor quais benefícios, o que é e qual sua importância no processo de cura.  

O que é a Pet Terapia

Pet Terapia estimula pacientes com problemas graves de saúde.
Pet Terapia. Imagem: Divulgação.

A pet terapia é conhecida por TAA (Terapia Assistida por Animais). O tratamento consiste em ter um animal co-terapeuta que ajuda o paciente com problemas físicos e mentais. Porém, esse processo é também acompanhado por profissionais como médicos, terapeutas ocupacionais e veterinários.

A terapia com Pet é indicado para crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, pessoas com depressão, deficiência visual, deficiência auditiva, síndrome de Down, problemas mentais, autismo, estresse, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.

Em primeiro lugar o paciente apto para esse tipo de tratamento deve ter afeição e gostar de animais, bem como, não apresentar nenhum tipo de alergia.

Já foi comprovado que a terapia Pet traz inúmeros benefícios para o paciente. Do mesmo modo, com as crianças com autismo a terapia tem avançado bastante.

Muitas delas, após fazer a terapia com Pet apresentaram índices mais baixos de agressividade, isolamento e alienação. Pessoas com mal de Alzheimer manifestam, também, grande melhora em seu quadro patológico.

Quais as raças mais indicadas para a Pet terapia

Existem inúmeras raças que podem ser cães terapeutas, em especial algumas delas são mais indicadas, por serem dóceis e fáceis na lida. Raças como Shih-tzu, Lhasa-apso, Labrador, Golden Retriever, Cocker, Buldogue Francês, Buldogue Inglês e Poodle se tornaram as queridinhas para ajudar no tratamento de pessoas com problemas clínicos. Esses cães possuírem comportamento tranquilo e dócil, sendo assim, ótimo para auxiliar e serem co-terapeuta.

Como funciona a terapia com pet?

Imagem: Divulgação.

Como já dissemos, a pet terapia tem como princípio a técnica que conta com os animais para ajudar no tratamento de pessoas com problemas de saúde. Entretanto, visa à estimulação do paciente, seja físico ou emocional.

Isso ocorre através da ajuda de um animais e um terapeuta. Em outras palavras, a terapia com pet, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e estimular seu processo de recuperação.

Durante o tratamento o paciente tem contato direto com o pet, ou seja, os animais ficam presentes na clinica médica.

O tratamento consiste na distração do paciente através do pet, sendo assim ele tira foco da doença. Os animais que participam do pet terapia auxiliam, por exemplo, no desenvolvimento da coordenação motora.

Um bom exemplo disso, são os pacientes com câncer, que estão em fase de radioterapia ou quimioterapia. Com a ajuda desses animais terapeutas há uma grande melhora emocional, além do alívio da dor e desconforto.

Nesse sentido também há a redução da ansiedade e estresse. Em pacientes com depressão o tratamento consegue aliviar sintomas depressivos severos, dando assim mais ânimo ao paciente.

Benefícios

De acordo com estudos realizados sobre a TAA,constatou-se que através dela há inúmeros benefícios para o paciente. Um desses é referente a ajuda na reabilitação de casos avançados de doenças mentais e fisicas.

Como já vimos, há uma melhora estimada em pacientes com quadros de câncer, que sofreram com derrame, vítimas de acidentes e também portadores de paralisia cerebral.

O tratamento proporciona conforto e alegria, estrutura a autoestima, autoconfiança, resguarda a memória e encurta os sintomas.

Os grandiosos benefícios da terapia com Pets estão na reposição natural de hormônios como: endorfinas beta, serotonina, dopamina, prolactina e oxitocina.

No entanto, isso ocorre quando o paciente vê a carinha de alegria dos pets. Eles se enchem de amor e os pacientes de bom-humor. Além disso, não podemos esquecer das brincadeiras com lambidas que são ótimos auxílios no tratamento em um todo.  

Estes estímulos podem ajuda na tão sonhada cura do paciente. Todavia, não estranhe caso ouça latidos e risadas em hospitais, consultórios médicos e asilos.

Tratamento em pacientes crianças

Pet Terapia
Imagem: Divulgação.

A Pet Terapia com crianças é muito eficiente, principalmente em crianças com câncer. Os animais oferecem muito a elas, um efeito calmante e antidepressivo.

Além disso, aumentam a autoestima e estimulo o contato social. Em muitos casos, os cães fazem brincadeiras para alegrar o ambiente. Nesse sentido há um enorme resultado em seu tratamento.

Resultados estes que afastam a tensão no tratamento dos pequenos pacientes. Uma criança estimulada e auxiliada por um cão terapeuta diminui com suas dores e o estresse.

Principalmente para aquelas que permanecem em leitos de hospitais internadas. A pet terapia reduz a pressão sanguínea e cardíaca, de modo a melhorar bastante o tratamento de pacientes.

Como tornar um cachorro terapeuta?

Quem não ama um bichinho de estimação? Pois bem, muitos deles podem se tornar terapeutas e ajudar muita gente. Para que isso aconteça é bem simples.

Geralmente, os cachorros terapeutas são voluntário e candidatam sem mesmo ter um certificado acadêmico. Mas, vamos entender melhor como isso funciona?

Os cachorros que se tornam pets terapeutas só precisam ter boa vontade e serem dóceis. Após isso se submeter a uma avaliação para analisar se ele está apto a trabalhar em Terapia Assistida por Animais.

Como já vimos, esses animais são uma grande força de ajudar no tratamento de inúmeras doenças. Seguem ajudando e auxiliando os terapeutas em processos estressantes de reabilitãção.

O mandamento principal para que um animai se torne pet terapeuta é que o cão consiga interagir de maneira saudável com pessoas e outros cães. Sendo assim, ele precisa ter um temperamento calmo e submisso.

Como ser voluntário?

Para quem deseja se voluntariar listamos algumas organizações que trabalham com a terapia com pets, veja:

PATAS THERAPEUTAS – Terapias Assistidas por Animais (São Paulo e Porto Feliz)
🐶
Site: patastherapeutas.org

ATEAC – Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistidas por Animais de Campinas (Campinas)
🐶 Site: ateac.org.br

INATAA – Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (São Paulo)
🐶 www.inataa.org.br

IBETAA – Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (São Paulo)
🐶 www.ibetaa.org.br

Sejam eles idosos, jovens ou crianças receberam uma ajuda bastante especial dos anjinhos de quatro patas. Ajudando assim no fortalecimento do sistema imunológico e do bem-estar de todos os pacientes.

Ficou alguma dúvida? Então, Comente!

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário