Como decorar o quarto infantil: melhores dicas e opções

A decoração para um quarto infantil deve conter atributos divertidos, alegres e confortáveis.

A decoração para um quarto infantil deve conter atributos divertidos, alegres e confortáveis, sejam meninos ou meninas. No entanto a opinião dos pequenos vale muito nessa hora. Portanto, é fundamental seguir os seguintes passos. Veja como decorar o quarto infantil, as melhores dicas e opções.

Definir o design e o estilo que eles merecem é uma das principais funções de uma decoração. É por isso que separamos neste texto, direcionado as crianças, móveis, objetos e a escolha de itens relacionados ao tema. Além disso as cores favoráveis na hora da escolha de uma decoração.

Decorar quarto infantil: principais características

Uma das principais características no momento do projeto de decoração de quarto infantil é que o local fique confortável. Sendo assim, devemos aproveitar melhor os espaços, objetos e móveis disponíveis para a decoração!

Nem todo mundo pensa dessa forma, mas é importante que a criança tenha um espaço para brincar, pois usarão por vários anos de sua vida. Para que a decoração do quarto infantil ficar impecável, faça revestimentos neutros e acabamentos aproveitando todo o ambiente.

O que a criança necessita em uma decoração de quarto?

O quarto é um lugar onde a crianças ficam boa parte do tempo. Sendo assim, ao procurar decorar um quarto infantil, temos que estar atentos ao espaço. Uma criança precisa de um quarto que seja, alem de tudo, bom para brincar, descansar e estudar. Além disso, é necessário um ambiente lúdico, para que isso aguce sua curiosidade.

Decorar um quarto infantil com estilo é projetar o que a criança quer, não o que os pais querem. Portanto, escolher uma decoração de quarto infantil é refletir previamente. Analise, então, como vai compor os móveis e objetos decorativos, assim como a estrutura indicada para elas.

Leia também: Histórias infantis para dormir: leia historinhas para os pequenos

 Dicas para antes da decoração do quarto infantil 

1. Consulte quais os gostos e sonhos de seus filhos

Devemos sempre considerar, antes de tudo, o que a criança gosta. Ou seja, não pense que um quarto é apenas um local para dormir.

No entanto, aqueles que habitam o local, brincam e passam a maior parte de seu tempo nele.

Prestar atenção para não exagerar e apenas refletir no que as crianças querem. Por que não é somente um lugar com brinquedos e entretenimento.

2. Ouça os pequenos sobre a decoração do quarto

Ouça as necessidades dos pequenos, se estão precisando de uma mesa para estudar, ou algo do tipo. A decoração do quarto deve ter um cantinho para brincar ou mesmo um local para relaxar enquanto leem. É importante ouvi-los, antes de iniciar a decoração do quarto.

3. Transforme em um ambiente confortável

Mantenha o ar circulando através de janela bem planejadas. Além disso, deixe os móveis acessíveis para que as crianças tenham autonomia. Contudo, cuide para que as cortinas não sejam pesadas e escuras demais.

O quarto das crianças devem ter cortinas claras e alegres. Logo, é interessante investir em modelos com estampas divertidas.

Sobretudo, invista também em uma mesa em que eles possam desenhar estudar e brincar.

4. Cores para decorar quarto infantil

As crianças tendem a ter uma cor preferida, então as deixe escolher. Assim, podem ajudar no planejamento e trabalhar em conjunto com os pais.

5. Deixe brinquedos e livros ao alcance de seu filho

Proporcione para seu filho um quarto acessível, assim terá autonomia  para desenvolver suas habilidade e problemas típicos do cotidiano.

6. Fique atento a alguns cuidados e objetos

Quanto menor for a idade da criança mais inspeção terá que ter ao montar a decoração de seu quarto.

Então, fiquem atentos a objetos afiados, peças muito pequenas que podem ser removida facilmente por eles e serem engolidas.

Almofadas confortáveis podem ser peças decorativas uteis para decorar um quarto infantil.

7. Brilho em ambientes descontraídos

Para que fiquem mais felizes e animados, a escolha das cores podem ser mais brilhantes. Está é uma ótima opção para decorar o ambientes em um quarto infantil. Assim as crianças sentem-se mais descontraídos e alegres. O segredo é buscar por objetos de cores vibrantes e também elementos mais neutros para contrastar.

Opções de decoração de quarto infantil

Opção 1

Busque um ambiente com versão mais minimalista e transmita tranquilidade. Está é uma opção bastante interessante para o quarto do primeiro filho.

Como decorar o quarto infantil: melhores dicas e opções
Decoração Minimalista. Imagem: Ilustrativa.

Opção 2

Crie um lugar para que se filho tenha objetos que mais gosta perto. Pode ser uma coleção de carrinhos, coleção de animais. Um local onde a decoração do quarto se torne mais prática. No entanto, deve aproveitar cada espaço vazio.

Como decorar o quarto infantil opção 2
Imagem: Divulgação.

Opção 3

Um detalhe importante é apostar nas cores suaves e claras. Assim o ambiente fica com ar agradável para dormir e brincar.

Imagem: Divulgação.

Opção 4

Concentrar os móveis de um lado apenas pode ser interessante. Fazer isso com o intuito de ter uma boa área livre para que as crianças brincarem.

Opções 5

Faça o quarto do bebê, com mais delicadeza. Contudo, aposte em travesseiros macios e colchas para a decoração.

Opção 6

Mais espaço, ou mesmo um quarto duplo para duas crianças. Então, coloque detalhes diferentes, como as iniciais das crianças sobre suas camas.

Colchões empilhados para um sono confortável. Modelo de camas que está conquistando toda a casa de madeira.

Imagem: Divulgação.

Opção 7

Mistura de cores e aposte em uma decoração de parede que atrai a atenção deles.

Como decorar o quarto infantil: melhores dicas e opções
Imagem: Divulgação.

Opção 8

Um detalhe interessante para adicionar na decoração do quarto das crianças: uma mesa especial para aqueles que gostam de desenhar!

Imagem: Divulgação.

Há pessoas que estão esperando para que o filho nasça, e estão planejando como desenvolver a decoração do quarto.

A gravidez é um momento lindo para todos os pais. A decoração do quarto para o bebê deve ser muito bem planejada antecipadamente também.

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário