Comportamento infantil mal interpretado nas crianças pequenas

Ajude seu filho pequeno compreendendo seu sofrimento, alegria ou apenas identificando um comportamento natural na criança pequena. Identifique as características de um comportamento infantil natural para não ser mal interpretado.

Muitos pais costumam atribuir características em seus filhos que são na verdade comportamentos naturais. Quando a criança faz graça ela passa a ser o extrovertido, mas quando é mais silencioso se torna tímido. No entanto, sabe-se que uma criança tímida, em geral faz palhaçadas no ambiente de sala de aula em que se sente confortável.

Ou algo mais simples, o choro da criança sendo identificado como fome ou sono, mas que na realidade pode ser um desconforto de ambiente agitado para ele.

Como identificar que comportamento infantil esta sendo mal interpretado

Como saber se as características infantis estão sendo mal interpretadas nas crianças pequenas, ou que é somente um comportamento infantil normal, ou esta sendo mal interpretado? Saber o que exatamente seu filho sente naquele momento de frustração, dor ou tristeza é essencial para poder ajudá-lo em sua criação.

Constantemente as crianças não demonstram a verdadeira característica do que estão sentindo, com isso podemos interpretar mal aquele comportamento e achar que aquela expressão vem com a sua personalidade. Sobretudo, quando isso ocorre é prejudicado seu desenvolvimento a respeito da característica verdadeira de sua personalidade e o que devemos ajustar ou não.

No entanto, nem toda a criança tímida fica quieta, porém ela pode ser a palhaça da sala de aula, mas se sentir desconfortável em algumas situações e os pais não identificarem que se trata de timidez. Da mesma forma, uma criança preguiçosa pode ficar cheia de energia e sua personalidade ser confundida. Então, devemos tomar cuidado com as características infantis para não confundi-las e serem mal interpretadas.

Características do comportamento infantil e sua personalidade

Comportamento infantil mal interpretado nas crianças pequenas

Existem algumas possibilidades em que devemos ficar atentos sobre o porquê do comportamento da criança de pequena. Primeiramente, verifique se ela está bem de saúde e se não tem nenhuma deficiência física. Além disso, existem também as questões sensoriais relacionadas à sua personalidade. No entanto, os pais em geral, têm e podem identificar essas manifestações no primeiro ano da vida de seus filhos.

Mas, como identificar os sinais reais e aprender a compreendê-los mais facilmente? Quando a criança chora, elas podem, tanto estar com sono ou fome, mas também podem  estar precisando de menos estímulos em seu ambiente para se sentir calmo.  Ou seja, os estímulos exagerados estão irritando o bebê.

Uma criança que não participa das brincadeiras que os amiguinhos adoram no parquinho, pode ser solidão, depressão, estresse ou apenas sua personalidade. Ser tímido, quando se trata somente de um problema de a coordenação está um pouco atrasada. Esta criança sente-se envergonhado com a ideia não conseguir brincar da mesma forma que os outros.

Uma criança no processo de crescimento, com idade para jogar bola, mas prefere ser guarda redes pode não ser por preguiça. Entretanto, sente-se bombardeada por estímulos e não gosta da disputa pela bola.

Devemos nos conscientizar de que nossas crianças tenham ou não fontes físicas para esse tipo de estimulo, e ficarmos menos preocupados com o que queremos que ela faça.

Cada crianças se desenvolvem em ritmos diferentes. Em muitos casos, elas precisam de apoio e tempo para desenvolver.  Além disso, recém-nascidos, ou as crianças pequenas, só alcançam os níveis no tempo dele. Existem também aquelas crianças que para atingir o corpo necessitam de estímulos adicionais, com a ajuda de intervenção profissional. 

Então, antes de colocar que aquele é uma característica de personalidade infantil e ser mal interpretado, observe.

Comportamento infantil mal interpretado nas crianças saudáveis

Mesmo quando os pais dizem o quanto seus filhos são perfeitamente saudáveis, porém, podem ter um atraso no desenvolvimento mesmo assim, você sabia?

É difícil de diagnosticar algo assim já de início, sendo assim, é necessário os pais ficarem ligados ao comportamento da criança, para não ser, então, mal interpretado. Os atrasos crescentes ou defeitos sutis, podem ocorrer sim, durante o desenvolvimento da personalidade da criança pequena.

No entanto, o desenvolvimento se manifestará com o tempo necessário, em um equilíbrio com o comportamento. 

Na maioria das vezes eles têm certeza de conseguir um menino para superar os problemas existentes.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário