Coordenação motora da criança: Atividades para estimular

As atividades sevem de estimulo para melhorar a coordenação motora, principalmente das crianças menores.

As atividades são ótimas para estimular a coordenação motora, principalmente das crianças menores. Com algumas atividades elas podem desenvolver melhor os músculos das mãos, pulsos e dedos.

Um bom exemplo disso é a atividade de cortar papel com tesoura, uma excelente abordagem para a criança ter a coordenação estimulada. Além disso, abotoar camisas e calças, jogar dados, pegar objetos com suas mãos para comer entre outras inúmeras coisas.

Vamos contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras das crianças menores? Fique conosco.

Primeiramente, devemos entender sobre quais são as habilitares motoras principais, ou seja, as chamadas finas. A coordenação motoras principais ajudam em nossa aprendizagem, auto-cuidado e brincadeiras. Treinar a coordenação motora da criança através de atividades simples ajudam em seu desenvolvimento. E elas podem ser feitas através de  tarefas simples no dia adia e no ambiente escolares.

As crianças desenvolvem a coordenação motora de maneira diferente e cada um tem seu tempo e velocidades, mas é de suma importância ter cuidados, devemos prestar atenção em como é o desenvolvimento daquela criança.

 Escrever, usar tesouras, amarrar o tênis, fechar roupas com botões etc. Tudo isso é valido quando estimulamos o desenvolvimento da coordenação motora infantil.

Como estimular a coordenação motora da principal na criança

A coordenação motora principal das crianças é simples, mas uma das mais importantes para sua vida no cotidiano diário. Ações e brincadeiras movidas através de materiais acessíveis pode ser a solução para que os pais ajudem no crescimento da criança. Brincar com  massinha, cortar papel, mexer com tinta, são algumas das dicas para começar!

9 Atividades para estimular a coordenação motora na criança

Coordenação motora da criança: Atividades para estimular
Imagem: Ilustrativa.

1. Coordenação motora infantil através de Brincando de esvaziar

Na brincadeira, podemos apostar na mecânica da limpeza com esponja e vasilha. Prepare, então, uma esponja limpa e nova, água e duas tigelas. Com tudo em mãos basta prepara a atividade: coloque água em uma das tigelas e deixe a outra vazia. O que a criança deve fazer é molhar a esponja na água e, em seguida, espremê-la na outra vasilha. 

A brincadeira pode ser feita em qualquer hora, mas na hora do banho, por exemplo, pode ser perfeito, e ajuda a fortalecer mãos e antebraços. 

2. Brincadeira de Pintura para coordenação motora da criança

A brincadeira de pintar é ótima para a coordenação motora principal da criança em fase de crescimento. Para ser mais específico, faça a criança pintar com o dedo. Essa é uma opção que pode dar a oportunidade das crianças de usar as mãos, além de ser muito divertido. Outra opção é a pintura utilizando pincel ajuda a criança aprender a segurar um pincel e a ter maior controle dos movimentos dos dedos. Além de aprender a utilizar a ferramenta. 

3. Brincando com água

As brincadeiras com água toda a  criança gosta, então separamos uma que além de divertida é bastante eficaz no desenvolvimento da coordenação motora da criança. Vamos lá!

Encha um copo de plástico com água, mais ou menos até a metade dele. Agora pegue um copo vazio e deixe com seu filho. Com um conta-gotas peça para que ele transfira toda a água de um copo cheio para o outro que está vazio, você pode calcular o tempo, dependendo de quantos anos a criança tem. 

4. Brincando com feijão

Separe grãos de feijão e grão-de-bico em uma recipiente de plástico. Em seguida, peça para seu filho separá-los em recipientes diferentes e por cores. Uma brincadeira divertida, em que os pais podem ajudar e participar do desenvolvimento da coordenação motora da criança.

5. Brincadeiras de Jardinagem

Mexer com a terra também faz aumentar o interesse dos pequenas. Então, brincadeiras de jardinagem são mais uma grande opção para que a criança se divirta e consequentemente aprendam a desenvolver a coordenação motora. Brinque com seu filho de cuidar do jardim, pois essa é uma alternativa adequada para desenvolver habilidades motoras grossas.

Contudo, cavoucar a terra exige certo controle muscular, bem como transferir mudas para um jardim, transportá-las com segurança para o novo buraco. Faça um lindo canteiro e plantar mudinhas, junto com seu filho. Sobretudo, isso estimula a coordenação motora fina, ensina seu filho a plantar e acompanhar o crescimento das plantinhas.

6. Quebra-cabeças

Compre um quebra-cabeças mais simples e com peças grandes. Assim, você ajuda a criança a ajustar as habilidades motoras finas.

7. Fazer as tarefas cotidianas brincando

Esta é uma opção valiosa para a aprendizagem e o desenvolvimento motor da criança. As atividades cotidianas sempre foram de grande ajuda no desenvolvimento infantil, seja mental ou físico. No decorrer do dia estimule suas habilidades motoras finas, como lavar as mãos, dobrar um guardanapo, tirar meias, se trocar etc.

8. Blocos de construção

Blocos de madeira, além de ter grande funcionalidade são divertidos, funcionais e educacionais. Escolha os  blocos coloridos e ensine a desenvolver,perfeito desenvolver a coordenação motora finas.

9. Argila 

Para finalizar nossas dicas vamos brincar com argila? Pois é, essa brincadeira tão divertida ajuda as crianças a melhorarem e fortalecer a coordenação e habilidades motoras finas. Além disso, a argila é uma maneira excelente para estimular a criatividade da criança.

Existem inúmeras atividades que podem ajudar muito no desenvolvimento da criança, seja motora ou mental. Procure sempre estimular a coordenação motora fina e grossa das crianças, pois isso será de suma importância para seu desenvolvimento.

caso tenha mais dicas de atividades para estimular a coordenação motora da criança, deixe nos comentários!

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário