Dicas de como ler para seu filho: incentive a leitura infantil

Não sabe como ler para o seu filho de uma maneira a incentivar ele a leitura? Temos ótimas dicas para você!

Não é segredo que encorajar o hábito de ler na infância traz muitos benefícios, bem como as necessidades cognitivas de uma criança e para a vida diária da família.

Em primeiro lugar, a leitura confirma os laços emocionais entre a criança e o leitor, enquanto um momento de conexões físicas e emocionais, troca experiências e presente sem interferência externa.

Ao mesmo tempo, os livros encorajam a imaginação e a criatividade, colocando a criança em contato com o mundo de fantasia e a realidade distinta da sua. Assim também estimular a empatia.

Como ajudar o hábito de ler para seu filho

Dicas de como ler para seu filho: incentive a leitura infantil

É claro que a leitura também é muito importante para o desenvolvimento da linguagem. Pesquisadores de Barcelona realizaram um estudo sobre a importância de ler em voz alta para as crianças e confirmaram que ouvir histórias gravadas fornece um ensino, o que geralmente não acontece na vida cotidiana.

As crianças que ouvem histórias têm um vocabulário mais rico, uma linguagem mais complexa, e você será capaz de fazer uma narrativa mais elaborada. Além disso, eles são mais fáceis de aprender a ler e escrever, desenvolvendo uma melhor compreensão da leitura e, como resultado, ter melhor desempenho de Encontros.

Quais as vantagens da leitura para seu filho

  • Estreitamento das ligações afectivas
  • Incentivo à imaginação e à criatividade
  • Estimulação da empatia
  • Desenvolvimento de línguas
  • Expansão do vocabulário
  • Desemprego na alfabetização
  • Maior compreensão do texto
  • Melhorar o desempenho escolar
  • Como ler para crianças em qualquer idade

Não há idade mínima ou máxima para estimular a leitura. Este é um hábito que pode começar mesmo antes do nascimento de uma criança, e a seleção familiar pode continuar mesmo depois que a criança se torna um leitor independente.

Aqui estão dicas sobre como tornar a leitura mais agradável e estimulante para cada idade:

Dicas de leitura para crianças pequenas

Com a gravidez, a criança é capaz de identificar sons, e faz a memória do tom da voz, que interagem com ele. Portanto, os livros de voz nesta fase é a maneira de promover este contato, produzindo sons diferentes dos da vida cotidiana.

Ainda crianças, elas já podem interagir com livros para se familiarizarem com objetos, e é importante que a leitura faça parte da rotina, como rituais de alimentação e de embalar.

Ler pequenas seleções todos os dias para fortalecer os hábitos, ler um livro inteiro juntos e, em seguida, à espera de uma pequena repetição. Falando em voz alta o nome que a criança está procurando. Gesto, olhe e mude o tom de sua voz de acordo com a história. Deixe o seu filho virar as páginas. Leia a mesma história várias vezes se a criança quiser.

Velho

Nesta fase as crianças são muito curiosas e gostam de prever as coisas, então elas pedem para ler a mesma história repetidamente. Já há a possibilidade de repetir frases e participar mais ativamente na leitura, escolher livros e fazer perguntas, o que acontece na história. Eles também podem contar a história à sua maneira. Portanto, é um grande momento para investir no hábito de ler para que ele faça parte da minha vida para sempre.

* Ao ler, faça perguntas para estimular a compreensão da história. Por exemplo: “Quem é este?”, “Where are they?”.

* O valor das perguntas e ouvir atentamente os comentários da criança, de modo a não revelar a sua compreensão da história, e o que eles sentem.

 N falar sobre os sentimentos de comportamento e perguntar, se o seu filho, sempre sentiu o mesmo.

Encorajar a criança a ler

Quando você ler histórias repetidas, pergunte à criança o que acontece a seguir. Ao contar a história, Leia a forma como o texto é escrito, sem tirar as palavras aparentemente difíceis. É uma maneira de expandir o vocabulário. Se uma criança perguntar, explique o significado usando exemplos e sinônimos.

Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário