Papinha infantil: como fazer, receitas, como oferecer, quando inserir

Novos gostos farão parte da vida de uma criança com a papinha infantil. E após os sete meses de idade já é possível apresentar diferentes texturas e sabores através alimentação.

Quando inserir a papinha para o bebê?

O leite materno é a primeira alimentação do bebê e pode durar até dois, três anos de idade dependendo da criança. Sobretudo, é importante após os sete meses oferecer a papinha para adicionar novos sabores, assim também apresentando diferentes texturas, temperaturas, cores. Isso faz com que ela comece a integrar o seu sistema sensorial da gustação aos demais de forma mais satisfatória.

Alguns estudos apontam que quanto antes inserir a papinha menos chance a sua criança tem de apresentar alergias. Os alimentos nesta idade ainda não são digeridos pelos pequenos, visto que o sistema digestivo e imunológico ainda não estão preparados para tal atividade. Insira a papinha que é de fácil digestão e respeite as recomendações profissionais.

Fases da papinha infantil

O profissional da nutrição é o ideal para falar em quantidades, pois cada bebê tem um tamanho e rotina de alimentação. Contudo, a quantidade geralmente apresentada a eles são:

  • De quatro colheres de sopa até uma xícara para os bebês de 7 a 9 meses.
  • Uma xícara cheia vale para os bebês de 10 a 12 meses.
  • A partir de 1 ano até 3 anos, o prato infantil é a base da quantidade.

Destaca-se junto com a papinha a água. Algumas mães oferecem a água antes mesmo da criança completar seis meses, em uma colher. Todavia, será no mesmo momento da papinha que ela é inserida de vez.

Receita de papinha de batata

Para esta receita você precisará de:

  • 2 colheres de sopa de carne moída.
  • 1 colher de sobremesa de óleo vegetal.
  • 1 batata de tamanho pequeno cortado em pequenos cubos.
  • Se desejar usar cebola, apenas uma colher de chá dela picada.
  • 2 colheres de sopa de couve picada.

Para fazê-la use o método tradicional adulto: refogue a cebola e a carne moída, acrescentando em seguida à batata. Cubra todos os alimentos com água e deixe até que esteja com caldo formado e seus alimentos estejam macios. É nesse momento que deve inserir a couve e deixar por mais cinco minutos. Finalizar amassando os alimentos e servindo. Espere esfriar.

Confira: manual das papinhas com receitas incríveis

Através desse manual você encontrará papinhas incríveis, além de conhecer o universo da alimentação.

Receita de papinha infantil de frango com mandioquinha

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de frango. Corte o em cubos pequenos para facilitar o cozimento.
  • 1 mandioquinha pequena, também cortada em cubos.
  • 1 colher de chã de cebola picada.
  • Você pode ainda inserir cenoura, beterraba e outros legumes.
  • Para cozinhar coloque uma colher de sobremesa de óleo vegetal.

Assim como a papinha anterior, refogue a cebola e o frango. Em seguida, você deve acrescentar a mandioquinha e cobrir com água até que ocorra o cozimento. Amasse todos e sirva.

Papinha infantil de carne e cenoura

  • 1 colher de sobremesa de salsicha cortada
  • 1 colher também de sobremesa de cebola ralada
  • 100 gramas de cenoura cozida
  • ½ xícara de caldo do feijão (somente após o primeiro mês de introdução)
  • 100 gramas de carne moída.
  • 1 colher de sobremesa de azeite

Modo de preparo: A cebola deve ser refogada até começar a dourar, assim acrescente a carne. Após esse passo, coloque a cenoura e a salsa junto com um copo de água. Deve ser desligado após os alimentos estarem macios. Amasse todos os alimentos, acrescente o caldo de feijão e sirva.

Receita de papinha de maça

Não poderia faltar uma papinha doce para os bebês. E para essa receita de papinha infantil tudo que você precisará é de 3 maças pequenas e ½ litro de água.

Para preparar você deve inserir duas maças inteiras na água para cozinhar e a terceira deve ser batida no liquidificador sem casca, de modo a ficar um suco grosso. As primeiras maças que foram cozinhadas com casca ficarão fáceis de descascar. Tire as cascas, amasse e misture com o suco grosso. Pode ser servido gelado, morno ou em temperatura ambiente.

Como oferecer a papinha para bebê

Permita a exploração tátil na papinha infantil (imagem ilustrativa).

Antes de tudo, entra em ação a rotina! A inserção da rotina para que se tenha uma alimentação saudável para o resto da vida é o ponto chave. Será necessário uma tabela para que os pais se atentem aos horários de seu filho (os). E, sobretudo, pensar de maneira natural que seu filho tenha alimentações ao dia, ou seja, para café da manhã leite materno ou formula, lanche da manhã oferece suco ou chá, no almoço insere a papinha salgada e assim por diante.

A primeira papinha deve ser oferecida após a mamada e, posterior, no período da tarde. Geralmente, as papinhas de frutas são inseridas nesse período e depois as salgadas. Entretanto, vale sempre a avaliação e sugestão do profissional da nutrição.

No início a criança não tem dominância para explorar os alimentos com talher. Portanto, permite que a exploração tátil (com as mãos, boca, rosto) aconteça. Isso também é importante para o desenvolvimento do seu filho. E, diante disso, quando coordenar os talheres o suficiente passe a se alimentar desta forma.

A sujeira e bagunça acontece, contudo é significativa para o bebê.

Por que usar papinhas orgânicas?

As papinhas orgânicas basicamente são as feitas em casa e com produtos orgânicos comprados pelos pais. No mercado existem muitas papinhas prontas, mas que não são saudáveis para a infância de seu bebê. Com as orgânicas você consegue medir a quantidade de cada alimento com auxílio da profissional da nutrição, bem como quais alimentos o seu bebê pode comer sem fazer mal.

Cuidados necessários com alimentos

Desta maneira, é preciso ficar de olho nestes alimentos, os quais são: clara de ovo (oferecer após 1 ano); gema de ovo (após seis meses), peixes e demais frutos (após 11 meses), mel de abelha (a partir de 1 ano). Estes alimentos podem causar alérgicas, por isso é importante seguir o desenvolvimento do sistema imunológico do seu bebê, assim estará pronto para lidar com crise alérgica caso apareça.

Inscreva-se em nosso site e confira nossas novidades semanais.

Inscreva-se em nosso site!

[newsletter_form type=”minimal” lists=”undefined” button_color=”undefined”]


Susan Scarpelli
Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário