Processo de aprendizagem quais são suas etapas

Ensinar é um processo de mudança de comportamento, que é alcançado através da experiência construída em relação ao emocional, fatores neurológicos, relacionais e ambientais.

A aprendizagem é o resultado da interação entre as estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova educação, centrada na aprendizagem, o professor é o co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesta abordagem centrada na aprendizagem, o conhecimento é sempre construído e reconstruído.

Quando a educação é construída através da aprendizagem de matérias, a missão escolar prevalece após a renúncia dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas técnicas, caracterizando habilidades e atitudes significativas.

Processo de aprendizagem nos bastidores

Nos bastidores da aprendizagem o processo está na participação, a mediação e a interatividade. Sobretudo, há um novo ambiente de aprendizagem, há também a remodelação do papel dos atores e co-autores do processo. Além disso, existe a remodelagem nas novas formas de interação através da orientação, liderança e facilitação das vias.

A educação como interatividade é abrangente e oferece novos caminhos, com tempo, espaços, diálogos e produção própria dos estudantes. O professor exerce sua habilidade, uma vez que é, neste caso, o mediador das construções de aprendizagem. E a mediação está tomando novos rumos, para promover a mudança.

Como mediador, o professor torna-se comunicador, colaborador e prático No entanto, seu papel como co-autor do processo de aprendizagem dos alunos se torna mais distante. A relação deste novo encontro pedagógico, professores e estudantes para interagir usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialógica fazem a autoavaliação de suas funções.

Isso é importante, porque nesta reunião, professores e alunos estão construindo novas maneiras de praticar a educação. É necessário que a escola deve ser competente para desistir da cidade.

Segura, para ganhar a partir da cidadania para a cidadania emancipada, exigindo sujeitos capazes de sua própria história. Saber pensar é um dos planos mais decisivos. O ser humano deve saber como e acima de tudo, como a oportunidade.

Leia também: Ensinar matemática brincando: como fazer? métodos eficientes

As etapas do processo de aprendizagem

Processo de aprendizagem quais são suas etapas
Imagem: Divulgação.


Como você pode ver, existem vários estudos sobre esse assunto. Cada teoria tem uma abordagem diferente, então vamos dar dois conceitos diferentes usados no processo de aprendizagem da sua empresa ou instituição de ensino.

1. Estágio inicial

É realizado quando o homem não está ciente de sua falta de conhecimento sobre um determinado tópico. Todos nós passamos por esse estágio quando eles estão mentindo sobre o assunto. Um exemplo disso é o primeiro dos desenvolvedores: somente com o tempo o indivíduo sentirá que sua inexperiência afetará seu desempenho.
Incompetência

2. Consciente

Ocorre quando uma pessoa entende que ainda não tem habilidades em um determinado material. Nesta fase, é importante que o indivíduo queira exercer a habilidade e as respostas aos problemas que encontrou, e assim crescer em seu conhecimento. Considerando o exemplo: você tem que cozinhar várias vezes para moldar e não cometer erros, como cortar as coisas de forma irregular.

3. Competência consciente

neste momento você tem mais confiança para ser o que progrediu na ciência, de tanto uso, a ação começa, como mais habitação. No exemplo a seguir: mais ágil, com o cozimento, sem queimar os ingredientes, ou deixar o prato cru.

Agora é o ápice-o homem cuida de todas as atividades no piloto automático, depois de muitas repetições e com a superação das dificuldades. Qualquer um que tenha cozinhado há muito tempo está nesse estado.

Portanto, seus pecados são considerados parte do processo de aprendizagem e a prática é fundamental para que o indivíduo avance e alcance seu objetivo.

Passos do processo de aprendizagem

Este sistema é apresentado por Victor Hugo Ferreira Jr, consultor de negócios, professor e palestrante. Segundo ele, ao estudar um tópico, você precisa seguir os passos até o fim, ou pelo menos até o terceiro ponto, caso contrário o conhecimento não é assimilado.

1. Compreensão

é o começo, quando uma pessoa está exposta ao conhecimento de como fazer um curso, faculdade e outros modos de aprendizagem. A compreensão é importante, mas é apenas o primeiro passo no caminho, porque muitas vezes esquecemos as informações e não continuamos com o próximo passo.

2. Preservação

Quando os dados são fixados na mente humana. A partir desse momento, o conteúdo pode se tornar algo valioso no futuro, mas conhecer a memória não é suficiente.

3. Na prática

naquele momento em que a ciência é concreta. Os dados não utilizados não têm valor – é necessário levar à ação, a resultados concretos. Nesta fase, é importante mudar os velhos hábitos antes de aprender, aplicando o novo sistema dia a dia, por isso é necessário que desta vez na prática haja dois elementos: a causa e a carga.

4. Difusão

Transmitir o conhecimento assimilado a outros ajuda na preservação da informação e contribui para que esta aprendizagem chegue a mais pessoas.

5. Criação

É a parte mais importante do processo, quando uma pessoa gera novos conhecimentos a partir do que aprendemos no início.

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário