Desenvolvimento infantil Piaget: Conheça as fases

Desenvolvimento infantil Piaget tem várias fases determinantes para a relação da criança, conheça melhor todas as fases. De acordo com Piaget as crianças passam por etapas específicas na hora do crescimento. Isso ocorre com base em sua compreensão e capacidade de perceber aspectos das relações.

A fase da primeira infância, acontece com todas as crianças, em todas as culturas e lugares no mundo. No entanto, essa idade é um estágio peculiar que pode variar ligeiramente de uma criança para outra. Na teoria de Piaget revela dois conceitos, um deles é a assimilação.

Nesta fase observamos o processo de tomar novas informações no ambiente e alterar informações pré-existentes para acomodar as novidades. Isso é muito importante, pois se verifica que as pessoas adotam novos conceitos perante a sua vida e sociedade. Vamos conhecer melhor esses conceitos agora!

Desenvolvimento infantil Piaget assimilação

A assimilação, entretanto, é o momento que as pessoas percebem e se adaptam a novas informações impostas. Isto é, quando nos deparamos com novas informações, porém as informações antigas que fornecemos para interpretar o novo.

Tanto o conceito de assimilação quando e acomodação que Piaget fala é necessário, e um não pode ficar sem o outro. Sobretudo, a informação é um esquema mental existente, primeiro adaptar-se às propriedades desta informação até certo ponto.

A partir desses conceitos o mundo é processado e se estabelece para exploração e assim é como as crianças se desenvolvem cognitivamente, ou seja o Desenvolvimento infantil Piaget.

Problemas no desenvolvimento infantil Piaget

É muito comum que as crianças tenham problemas nestas fase, com empatia, bem como adultos. Na infância, a fase do desenvolvimento cognitivo natural acontece quando a criança começa a aprender a pensar, ou seja, interagir no mundo.

Isso requer uma série de mudanças evolutivas, que acontecem através dos estágios da infância, que nascem até a pré-adolescência. Sabe-se que esses níveis, desenvolvem habilidades cognitivas e são divididos de acordo com as fases do Piaget.

O que é Piaget é uma teoria?


Jean Piaget era um psicólogo e biólogo nascido na Suíça que realizou uma série de estudos sobre a infância. Na teoria de Piaget se divide em fases, de acordo com necessidades cognitivas da infância em diferentes idades.

Os estágios dos estudos de Piaget são um conjunto de etapas no processo de desenvolvimento humano. Em geral, a linguagem que as crianças usam dependerá da Idade, assim também seus pensamentos. Todo esse processo de identificação ocorre de forma contínua e progressiva dependendo da idade.

Etapas do desenvolvimento cognitivo infantil de Piaget

Desenvolvimento infantil Piaget: Conheça as fases
Imagem: Ilustrativa

Teoria Piaget de 0 a 2 anos

Nesta fase de desenvolvimento infantil Piaget se caracteriza pela forma como a criança entende o mundo, reunindo a experiência sensorial através de atividade física. Neste período a criança melhora reflexos inatos.

É nessa época que a criança aprimora estímulos brilhantes, movimento com muito contraste. Constroem esquemas tentando repetir uma ação com seu próprio corpo.

Além disso, fazem barulho, como bater brinquedos, jogar algo que está em cima dele. Nesta idade, as crianças repetem ações aleatoriamente, experimentando com seus próprios corpos.

Primeiro contato com o idioma

A primeira vez que a criança tem contato com o idioma é quando ainda está no útero da mãe quando começa a se familiarizar com as vozes dos pais. 

Durante os primeiros meses de vida do bebê, eles preferem o som das vozes humanas a qualquer outro som. As crianças são especialmente atraídas pela voz de sua mãe, que podem reconhecer melhor do que a voz de um estranho.

Depois que um bebê nasce, sua principal forma de comunicação é chorando, pois ainda não conseguem produzir outros sons. 

Durante os primeiros meses de vida, sua comunicação será principalmente pré linguística, usando sorrisos e chorando involuntariamente. 

Essas ações tornar-se-ão voluntárias quando aprenderem a usá-las de forma comunicativa. 

No entanto, os pais são capazes de entender um grito ou um sorriso de seu bebê, tornando-se uma forma de comunicação não intencional. 

Quando a criança atinge 6 meses aprenderá a balbuciar e a fazer sons consoantes como “da da”. Mas, com o passar do tempo a aparição das palavras acontecem naturalmente nos12 meses de vida.

A Teoria de Piaget etapa e sub-etapas:

Reflexos simples 

Desde o nascimento até 6 semanas de vida, o bebê terá três reflexos primários: sugar objetos com a boca, seguir objetos moventes e fechar a mão quando um objeto faz contato com ele. No entanto, esses reflexos ao passar do tempo tornam ações voluntárias.

↳ Primeiros hábitos e reações circulares primárias 

Nas 6 semanas a 4 meses, a criança começa a ser mais consciente e o condicionada. A imitação ou reprodução de certas reações com seu próprio corpo começam.

Reações circulares secundárias  

De 4 a 8 meses  a criança começa a desenvolver hábitos. Então, orientados por objetos, repetindo ações com um propósito de trazer resultados agradáveis. Elas agora podem reproduzir certas reações, mas com objetos externos.

Coordenação de reações circulares secundárias

Dos 8 a 12 meses, a criança tem a consciência de coordenação mãos e olhos com intencionalidade. Suas ações estão agora orientadas para os objetivos.

Reações circulares terciárias, novidade e curiosidade  

Dos 12 a 18 meses, a criança começa a explorar e a investigar objetos que os intriguem. É o palco da descoberta para atingir novos objetivos. Piaget chamou esse estágio do jovem cientista.

↳ Internalização de esquemas

E para finalizar, de 18 a 24 meses a criança agora pode usar símbolos primitivos para formar representações mentais duradouras. É quando o estágio de criatividade começa e dá passagem ao estágio pré-operacional.

À medida que as crianças interagem com o mundo ao seu redor, elas adicionam novos conhecimentos, construindo, que já conhecem e adaptando idéias anteriores.

Desta forma, o desenvolvimento cognitivo foi uma reorganização progressiva do processo mental, que evolui a partir da maturação biológica e da experiência ambiental.

Leia também: Como ensinar limites aos filhos sem exagerar muito

Susan Scarpelli
Mestranda em Educação. Graduada em Terapia Ocupacional, psicomotricista e especialista em neuropediatria. Além disso, possui Certificação Internacional de Integração Sensorial. É idealizadora e fundadora do Criando Infância.
Deixe seu comentário